O vereador Pedro Kawai entregou nesta quarta-feira, 18, Moção de Aplausos para a diretoria da Santa Casa de Piracicaba pela organização do primeiro “Drive Thru Solidário”, quando 2.890 fraldas foram arrecadadas para uso dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa partiu do Setor de Captação de Recursos e da Comissão Interna de Humanização da Santa Casa, com apoio do Grupo de Mulheres Vicentinas da Paróquia São Francisco de Assis do Jupiá e da Uniprime.
Na entrega, o vereador falou da importância em reconhecer o trabalho da Santa Casa neste momento de pandemia e do atendimento às pessoas com maior vulnerabilidade que precisam de fraldas e muitas vezes não têm como comprar o produto. “Por isso, a campanha mostrou a preocupação da equipe da Santa Casa com o próximo por meio de uma forte mobilização para atender as pessoas carentes”, disse Kawai. Ele lembra que uma fralda descartável melhora o atendimento do paciente internado e que a equipe pensou no coletivo.
Representando a Pastoral da Saúde, Evanilde Leite Fernandes citou dois ensinamentos de São Camilo de Léllis, patrono dos hospitais e dos enfermos. Um deles é “nada é nosso; tudo é dos pobres. Só quando doamos ao próximo é nosso”. O outro ensinamento revela que “tudo passa, só o bem permanece”.
Pela Uniprime, Cibelli Nunes Bonine Scarpim, enfatizou que a pandemia trouxe para o mundo um momento de reflexão. “Tivemos que parar, pensar e começar a olhar para o outro, retomando a relação humana e a preocupação com o próximo”, disse.
Daniela Lopes, coordenadora da Comissão Interna de Humanização da Santa Casa, agradeceu ao apoio recebido e falou do orgulho em participar da campanha pelo resultado positivo da ação, que vem servindo de estímulo para que outras empresas e entidades possam seguir o exemplo.
Para o coordenador do Núcleo de Captação de Recursos do Hospital, Marcos Andrade, a Moção de Aplausos revela o respeito e a consideração da Câmara pela Instituição. “Tenho orgulho de integrar esta equipe, pois podemos acompanhar gestos como este, que enaltece e promove o engajamento de pessoas e organizações que a idéia de poder colaborar, contagiando a todos”, disse.
Ao agradecer Kawai pelo reconhecimento, o provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão, destacou o trabalho de sua equipe e do apoio recebido pela Instituição no atendimento às pessoas mais vulneráveis. Hoje, segundo ele, a Santa Casa tem o compromisso de atender 60% de pacientes SUS, taxa que hoje chega a 82%. “Mesmo assim, a Instituição tem sua situação financeira equilibrada graças, também, ao trabalho de voluntários e a ações como o drive thru”, considerou.