Três companhias circenses, MB Circo, Cia. Pé de Cana e Cia. Moscas Volantes, consolidaram sua parceria ao formar o Coletivo Piracema.
Juntas, elas buscam, portanto, explorar e apresentar as inúmeras facetas da arte circense em variadas regiões de Piracicaba. Esta iniciativa se enquadra no projeto Circo em Todo Canto, com apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
Coletivo Piracema leva circo aos bairros de Piracicaba
Essa colaboração reflete o compromisso da Prefeitura em descentralizar e democratizar o acesso à cultura na cidade. A estreia desse espetáculo itinerante ocorre neste domingo, 1/10, às 17h, na Praça João Alfredo, em Artemis, com entrada gratuita.
Projeto Circo em Todo Canto
Com um objetivo audacioso, o Projeto Circo em Todo Canto deseja alcançar os cantos mais distantes de Piracicaba.
A meta é priorizar e atender bairros que, devido à sua localização geográfica, muitas vezes são negligenciados culturalmente. Após Artemis, a caravana circense também marcará presença em bairros como Vila Fátima (14/10), Boa Esperança (15/10), Jardim Oriente (28/10) e Algodoal (29/10).
Circo: Além do Centro de Piracicaba
Utilizando duas kombis icônicas, a Jabiraca e a Iracema, o coletivo anuncia sua chegada nos bairros. As vans percorrem as ruas convocando os moradores para o espetáculo, e posteriormente retornam ao local da apresentação, montando o palco e preparando tudo para que o show possa começar.
Em sua apresentação em Artemis, o espetáculo destaque é o MalabaRindo. Os palhaços Tico e Polenta são os responsáveis por conduzir a performance, garantindo, assim, risadas, acrobacias, mágica e até malabarismo sincronizado com facas.
A Essência Universal do Circo
“O Circo tem a potência de comunicar diretamente com o público de forma simples, direta e divertida. Ele evoca memórias nostálgicas para os adultos assim como transporta as crianças para um mundo imaginário. Com essa ferramenta, conseguimos atender pessoas de todas as idades, oferecendo, desse modo, um espetáculo divertido para toda a família”, compartilha Bruno Peruzzi, um dos idealizadores do Circo em Todo Canto.