A partir de segunda-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Piracicaba dá início à Campanha de Vacinação contra a Gripe/Influenza 2023.
A vacinação estará disponível para os grupos prioritários em 68 unidades de saúde de Piracicaba: CRABs e UBSs, das 8h às 15h e PSFs das 8h às 16h. A imunização ocorrerá por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento prévio.
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE EM PIRACICABA
Para ampliar o acesso à vacina, o CRAB Vila Rezende e as UBSs Caxambu, Centro e Vila Independência funcionarão em horário estendido, das 17h às 20h, até o dia 14 de abril.
Diversos grupos prioritários poderão receber a vacina, incluindo: crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, idosos, profissionais de segurança e salvamento, das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
VACINAS CONTRA A GRIPE E COVID SIMULTANEAMENTE
De acordo com o secretário de Saúde, Filemon Silvano, um estudo da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) concluiu que não há riscos em tomar as vacinas contra a gripe e a Covid-19 simultaneamente. Pessoas com doenças febris agudas e casos confirmados de Covid-19 devem adiar a vacinação até a melhora dos sintomas.
As campanhas de vacinação, portanto, são essenciais para controlar o avanço das síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) virais, como a gripe e a Covid-19, que afetam o sistema respiratório e aumentam a demanda por atendimento em unidades de saúde e hospitais. A vacinação é a principal medida de proteção disponível atualmente e contribui para um cenário epidemiológico favorável.
GRUPOS PRIORITÁRIOS (COMORBIDADES)
Saiba quais comorbidades podem receber a vacina contra a gripe:
- Doença respiratória crônica: asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (moderada ou grave);
- Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC); bronquiectasia; fibrose cística; doenças intersticiais do pulmão; displasia bronco pulmonar; hipertensão arterial pulmonar; crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.
- Doença cardíaca crônica: doença cardíaca congênita; hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; doença cardíaca isquêmica; insuficiência cardíaca.
- Doença renal crônica: doença renal nos estágios 3, 4 e 5; síndrome nefrótica; e paciente em diálise.
- Doença hepática crônica: atresia biliar; hepatites crônicas; e cirrose.
- Doença neurológica crônica: condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave.
- Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.
- Imunossupressão: imunodeficiência congênita ou adquirida; imunossupressão por doenças ou medicamentos;
- Obesos: obesidade grau III.
- Transplantados: órgãos sólidos; medula óssea.
- Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras trissomias.