2023, ano de colheita

O ano de 2022 foi de muita colheita dessa estruturação e nos indica o grande trabalho que temos pela frente


Por Redacao 019 Agora
Nancy Thame

Nancy Thame é secretária municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba

Com o propósito de direcionar as políticas públicas e programas de âmbito rural para o fomento da agropecuária de Piracicaba, nos dois primeiros anos desta gestão municipal, trabalhamos intensamente na Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) no diagnóstico, organização e avanços de programas existentes e na elaboração e implementação de novos projetos em sintonia com o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (Lei Complementar no 422/2020).

Um dos nossos principais objetivos é dar apoio e fomento à agricultura familiar de Piracicaba e melhorar a segurança alimentar e nutricional da população. Para isso, além do imenso trabalho relativo à infraestrutura, como perenização de estradas e pontes rurais, entre outros, a Sema se fortalece como espaço institucional que, em parceria com demais órgãos governamentais e instituições, passa a contemplar a ampliação dos programas de abastecimento alimentar e desenvolvimento agropecuário.

Nos trabalhos de infraestrutura rural, em 2022, foi realizada a manutenção de 77 estradas de 47 bairros e a manutenção e reconstrução de 12 pontes na zona rural de Piracicaba.

Em parceria com o Governo Estadual, a Sema lançou o Rotas Rurais, que facilita a localização das propriedades rurais. Recebemos quatro veículos por meio do programa Nova Frota SP Não Para e fomos contemplados para obras de recuperação asfáltica pelo Programa Novas Vicinais.

O programa Patrulha Agrícola, que visa auxiliar agricultores com a locação de máquinas e implementos agrícolas, fez 170 atendimentos em 2022, um aumento de 62,7% em relação a 2021. Adquirimos oito novos implementos e por meio de emenda do deputado estadual Roberto Morais, recebemos um novo trator e mais três implementos agrícolas para uso no programa.

Outro destaque de 2022, fundamental para a preservação ambiental, foi o PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), com a restauração ecológica de onze propriedades rurais localizadas nas microbacias do Ribeirão dos Marins. Foram reflorestadas 21 hectares em áreas de APPs (Área de Preservação Permanente), somando 35 mil mudas de árvores nativas.

Também tivemos o lançamento do Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba), que objetiva identificar e valorizar produtos de Piracicaba e já está recebendo solicitações de produtores, muitas delas de permissionários dos varejões municipais, política pública que completou 40 anos em 2022.

Em 2023, além de todas as atividades em andamento, temos prevista a implementação dos programas e a promoção de capacitações para os agricultores.

O Programa de Agricultura Urbana oferecerá cursos e capacitações, visando a prática saudável de cultivo de alimentos nas cidades, que é de grande importância para garantir a segurança alimentar e nutricional da população. Também teremos a inauguração da Cozinha Experimental e a consolidação do Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba), com o cadastro dos produtos e impressão do selo nos alimentos participantes. Ambos os programas oferecerão a partir deste ano cursos e capacitações para os produtores locais, que abordarão diversos conhecimentos, de boas práticas a técnicas culinárias.

Neste ano também teremos a execução dos programas estaduais de recuperação asfáltica e asfaltamento dos trechos anunciados em 2022 pelo governo estadual, além do levantamento de pontes de madeira a serem substituídas por de concreto.

O ano de 2022 foi de muita colheita dessa estruturação e nos indica o grande trabalho que temos pela frente. A equipe de servidores está ficando maior e temos boas perspectivas para 2023, de forma a continuar trabalhando em rede para fortalecer o sistema alimentar local e suas diversas cadeias produtivas.

Nancy Thame é secretária municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba

Sair da versão mobile