Oportunidades de emprego e qualificação em SP: Governo oferece mais de 180 mil vagas
Iniciativas incluem programas Qualifica SP, Jovem Aprendiz Paulista e Postos de Atendimento ao Trabalhador, além de investimentos no setor privado
No Dia do Trabalho, o Governo do Estado de São Paulo reforça seu compromisso com a empregabilidade e a qualificação profissional.
Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, programas como Qualifica SP, Jovem Aprendiz Paulista e Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), oferecem mais de 180 mil vagas.
Além disso, investimentos no setor privado geram milhares de empregos diretos, indiretos e temporários.
Qualifica SP: qualificação profissional e empregabilidade
O Qualifica SP visa atender à demanda do mercado e capacitar pessoas interessadas na área de tecnologia da informação. Com 123 mil vagas gratuitas, o programa busca formar profissionais para concorrer a vagas de trabalho e estágio em empresas do segmento. As inscrições podem ser pelo site.
Jovem Aprendiz Paulista: primeiro emprego para estudantes da rede pública
O programa Jovem Aprendiz Paulista, lançado recentemente, oferece 60 mil vagas para jovens de 14 a 18 anos ingressarem no mercado de trabalho em micro e pequenas empresas. Com contrato e registro em carteira profissional, os jovens têm a chance de adquirir experiência e capacitação, contribuindo, assim, para a redução da evasão escolar.
Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs): porta de entrada para oportunidades
Os PATs são uma das principais vias para quem busca emprego no Estado de São Paulo. Neste ano, de janeiro a março, já foram ofertadas 56.695 vagas, um aumento de 9,19%, portanto, em comparação ao mesmo período do ano passado. As oportunidades são para diversas áreas e regiões do estado.
Setor privado: investimentos geram empregos diretos, indiretos e temporários
As oportunidades de trabalho também se expandem no setor privado. Desde janeiro, oito empresas anunciaram investimentos no estado, esperando gerar mais de 6 mil empregos, incluindo 3.500 diretos, 500 indiretos e 2.000 temporários.
Cidades das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e do Vale do Paraíba bem como Litoral Norte estão entre as beneficiadas.