A vereadora Mariana Calsa (PL) protocolou na segunda-feira (18), indicação e requerimento à Prefeitura de Limeira para pedir a contratação de neuropediatras na rede municipal de saúde pública, além de questionar o ritmo dos atendimentos às crianças com diagnóstico ou suspeita de autismo.
Na Indicação Nº 1103/2022, a parlamentar pede a realização de concurso público para contratação dos médicos especialistas.
Para a vereadora, a neuropediatria ajuda a identificar o transtorno e minimizar os reflexos na vida das crianças quando é identificado precocemente.
“A neuropediatria, ramo da saúde que trata as mudanças no sistema nervoso central e periférico de crianças e adolescentes, é muito importante para que mães e pais que notam sintomas em seus filhos como o atraso na fala, dores de cabeça, hiperatividade, déficit de atenção, entre outros, possam levá-los para avaliar e diagnosticar as causas”, justificou Mariana Calsa.
TEMPO DE ESPERA
Além do número de neuropediatras e a previsão do concurso, a vereadora, por meio do Requerimento Nº 215/2022, quer saber também qual é o tempo médio de espera entre o encaminhamento de uma criança para um neuropediatra até o dia da consulta.
Segundo Mariana Calsa, os documentos foram protocolados após conversas com familiares de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e profissionais de diversas áreas como saúde, assistência social e educação.
- Cema de Limeira promove confraternização dedicada ao Mês do Autismo
- Escola Legislativa realiza aula inaugural do projeto “Conhecendo a Câmara”
“Com o diagnóstico precoce, é possível que ações que estimulem o desenvolvimento destas crianças tenham maior efetividade e produzam mais impactos positivos ao longo da vida delas”, ressaltou.
O requerimento deve ser lido nas próximas sessões da Câmara Municipal de Limeira e, em seguida, encaminhado à Prefeitura.