O vereador Everton Ferreira (PSD) estabeleceu um cronograma diário de visitas às Unidades de Referência do Coronavírus (URC) em Limeira. O objetivo, segundo o parlamentar, é observar a disponibilidade de médicos, o tempo de espera de cada paciente para ser atendido, a organização do fluxo de atendimento, além da quantidade de testes e de medicações disponíveis. A rotina de visitas foi intensificada desde que começou a fase vermelha do Plano São Paulo.
As diligências do parlamentar, que também é presidente da Comissão de Saúde na Câmara, são realizadas no Pronto Atendimento 24h da URC na Humanitária e no Ambulatório de referência do Coronavírus (ARC). “Esses ambientes clínicos separados para o atendimento da população são de extrema importância, nesse momento”, descreveu Everton Ferreira, ao justificar que o tratamento no início da doença evita o agravamento de inflamações causada pelo Sars-cov 2.
Durante as visitas, ele diz ter identificado que 7% das pessoas que se contaminam com o novo coronavírus têm maior possibilidade de internação. O vereador também relatou ter percebido que a quantidade de sintomáticos em busca de atendimento está aumentando e, por esse motivo, estabeleceu um cronograma de visita todos os dias a essas unidades de referência de combate ao coronavírus.
“É um momento bem delicado da pandemia; já estive atuando pela Secretaria Municipal de Saúde como diretor de Gestão Administrativa e sei da dificuldade que teremos nos próximos dias. É necessário que o Ministério de Saúde e o Governo de São Paulo enviem mais vacinas, visto que o município de Limeira está preparado do ponto de vista da logística”, afirmou o parlamentar.
Com base em dados do município, Everton citou que cerca de 6,2% da população limeirense recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, enquanto apenas 1,3% dos munícipes receberam as duas doses. “Temos um caminho longo pela frente, com foco, determinação e fé, nós venceremos essa pandemia.”