Uma grande inovação energética marcou a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) nesta quarta-feira (31). O prefeito Mario Botion marcou presença na inauguração dos sistemas de energia solar nos campi de Limeira da Unicamp – Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Faculdade de Tecnologia (FT) e Colégio Técnico de Limeira (Cotil). O projeto é uma parceria com a Neoenergia, uma das líderes em energia sustentável no Brasil.
Potência em Energia Solar
As usinas fotovoltaicas que compõem o sistema têm uma impressionante capacidade de geração de energia estimada em 722 megawatt-hora. Espera-se que a iniciativa proporcionará uma redução de aproximadamente 33% no consumo de energia. Além disso, é um marco no Programa de Eficiência Energética da Neoenergia, com reguação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Houve também a modernização da iluminação interna e externa dos prédios da universidade.
“A Unicamp e a Neoenergia são importantes parceiras do poder público. Hoje, oito escolas municipais já contam com o sistema de energia fotovoltaica, das 12 unidades planejadas para receber o projeto, com uma economia de energia de quase 100%”, mencionou Botion.
Aspirações Sustentáveis
Antonio José de Almeida Meirelles, o reitor da Unicamp, aspira que a instituição se torne a universidade mais sustentável da América Latina. “Fico feliz de estar aqui em Limeira para essa ocasião, pois é uma das regiões mais pujantes da Unicamp”, destacou Meirelles.
Ricardo Gazolla, Gerente de Relações Institucionais da Neoenergia, destacou a importância do projeto, levando-se em conta a eficiência energética e o fomento a estudos científicos da área no país.
“A Neoenergia é uma empresa que busca de forma latente a produção de energia verde e renovável, para que seja compartilhada com todos de forma sustentável”, observou.
“A Unicamp é o local ideal para criar gerações preocupadas com a sustentabilidade”, complementou Maria Luiza Moretti, a coordenadora geral da Unicamp.
A cerimônia de inauguração contou ainda com a presença de diversos secretários municipais bem como de um representante da Subsecretaria de Energia do Estado.