Segundo volume da saga da indústria limeirense: história e contribuição da imigração europeia

Pesquisador José Eduardo Heflinger Júnior lança o segundo volume de sua obra, destacando a história agroindustrial e a influência da imigração europeia em Limeira e região


Por Redacao 019 Agora
a-indústria-limeirense-no-berço-da-imigração-europeia-volume-2-livro-jose-eduardo-heflinger-junior

Pesquisador José Eduardo Heflinger Júnior lança o segundo volume de sua obra, destacando a história agroindustrial e a influência da imigração europeia em Limeira e região

Desde meados da década de 1980, o pesquisador José Eduardo Heflinger Júnior tem se dedicado a reconstituir a história documental do “Berço da Imigração Europeia pelo Sistema de Parceria”.

Com 40 anos de pesquisas intensas, envolvendo viagens e imersões em arquivos e museus no Brasil e na Europa, Heflinger é um dos mais ativos investigadores da história da imigração europeia e seu impacto em cidades como Limeira, Cordeirópolis, Iracemápolis, Itu e Piracicaba.

A Indústria no Berço da Imigração Europeia

Volume 1

No primeiro volume de sua coleção, “A Indústria no Berço da Imigração Europeia”, José Eduardo Heflinger Júnior abordou os primórdios da industrialização na região de Limeira desde o início do século XIX, destacando a produção de açúcar com mão de obra escrava. O livro inclui fotos raras, adquiridas em Munique, do acervo de José Vergueiro, filho do Senador Vergueiro, proprietário da Fazenda Ibicaba. Heflinger também explorou o uso de máquinas para beneficiamento do café e o desenvolvimento do parque industrial moderno.

Volume 2

O segundo volume continua a narrativa sobre a agroindústria que formou a povoação de “Nossa Senhora das Dores de Tatuhiby”, origem das cidades de Limeira, Cordeirópolis e Iracemápolis. Com a colaboração de Roberto Falascina, o livro destaca a história da família D’Andréa e a evolução das indústrias de máquinas em Limeira. Os leitores conhecerão a trajetória de Pascoal D’Andréa, que chegou ao Brasil no final do século XIX, e de seu filho Francisco D’Andréa, que teve um papel fundamental no desenvolvimento industrial da cidade.

Destaques do Volume 2

Distribuição e Vendas

A obra tem incentivo da Lei Rouanet, patrocinada pela Cirúrgica Fernandes e pela Usina Santa Lúcia. Em contrapartida, o autor doará 1000 exemplares para escolas, universidades, museus, bibliotecas e arquivos públicos. Os livros custam R$25,00 para pedidos acima de 10 exemplares, visando contribuir com instituições educativas e culturais.

Serviço

Sair da versão mobile