26 de dezembro de 2024

Santa Casa de Limeira inaugura sala de parto humanizado com doação do Rotary

A empresa CCS também ajudou neste projeto, avaliado em aproximadamente R$ 250 mil


Por Redacao 019 Agora Publicado 31/01/2023
Ouvir: 00:00
Santa Casa de Limeira inaugura sala de parto humanizado com doação do Rotary
Dentro do hospital, o setor de manutenção executou cada etapa do projeto, supervisionado pela direção e membros do Rotary

A Santa Casa de Limeira inaugurou neste sábado (28) a primeira sala de parto humanizado, totalmente financiada pelo Rotary Clube Tatuibi, auxílio de outros Rotarys, sendo a maior parte financiada pelo Rotary Internacional, que tem uma fundação para apoiar projetos humanitários no mundo todo e uma de suas frentes é a saúde materno-infantil. A empresa CCS também ajudou neste projeto, avaliado em aproximadamente R$ 250 mil.

SALA DE PARTO HUMANIZADO DA SANTA CASA DE LIMEIRA

O projeto da sala de parto humanizado foi abraçado há dois anos pela entidade, que mobilizou-se para custear as obras e os equipamentos necessários. Dentro do hospital, o setor de manutenção executou cada etapa do projeto, supervisionado pela direção e membros do Rotary.

Agora, as pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ou de convênios que, eventualmente, estejam internadas no hospital, podem optar pelo parto humanizado no espaço. O médico coordenador da Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Limeira, Dr. José Higino Ribeiro dos Santos Junior, lembrou que o espaço tem tudo o que se espera de um local para a realização de todos os procedimentos que a gestante precisa antes de dar à luz. É uma sala de assistência de PPP – pré-parto, durante o parto e pós-parto.

CRITÉRIOS MÉDICOS

Para dar entrada à nova sala, alguns critérios médicos passam por avaliação. Embora o local esteja totalmente equipado para assistência de urgência à mulher e ao bebê. Contrações, dilatação, histórico de saúde da mulher bem como partos anteriores serão avaliados pelos médicos de plantão.

Toda equipe do setor de ginecologia e obstetrícia da Santa Casa de Limeira é, portanto, capacitada para os mais diversos tipos de atendimentos. Incluindo o encaminhamento à sala de parto humanizado.

Ocorrem, aproximadamente, 210 partos por mês na Santa Casa de Limeira.

“Oferecer às gestantes a possibilidade de estarem numa sala em que elas sejam protagonistas de um dos momentos mais importantes da vida delas, se não o mais importante, é muito gratificante para todos nós. E só temos a agradecer a todas as pessoas envolvidas neste projeto, principalmente ao Rotary, que sempre nos apoiou com o objetivo principal de fazer o bem ao próximo apoiando na melhoria da qualidade da assistência à saúde. Nosso eterno agradecimento a esta entidade”, ressalta o provedor Marcos Bozza.

ROTARY

Foi um momento muito importante também aos membros do Rotary, que estiveram no hospital para conferir o resultado de dois anos de trabalho. A governadora do Rotary Distrito 4590, Rosemeire Pereira, também esteve presente e, para ela, esta inauguração foi muito especial e emocionante.

“É o meu primeiro projeto global entregue no ano rotário 22/23. Estou extremamente emocionada porque eu acompanho o parto humanizado pelo noticiário e eu sei, como mãe, como avó, o quanto é importante a gente ter esta sensibilidade na hora do nascimento tanto com as mães quanto com os bebês”.