A reforma da antiga Estação Ferroviária, no centro de Limeira, entrou em nova fase. Essa é a segunda etapa das obras – a primeira foi executada pela Rumo, que administra a malha ferroviária, por meio de uma contrapartida.
Agora, essa fase será feita pela MRV, que assinou um termo de compromisso com a Prefeitura de Limeira.
“Estamos recuperando um importante espaço histórico de Limeira”, afirma o prefeito Mario Botion.
REFORMA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE LIMEIRA
O projeto da reforma da Estação foi feito pela Secretaria de Urbanismo com aprovação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Município de Limeira (Condephali).
Na primeira fase, a obra contemplou a troca de revestimento de piso e peças sanitárias. Bem como a revisão de cobertura e instalação de novas calhas, pintura e troca de forro e da estrutura da cobertura de um dos galpões.
Em seguida, serão feitas as instalações elétricas e hidráulicas – o que envolve a construção de uma caixa d’água –, revisão do sistema de proteção contra incêndios, revestimento do rol central, limpeza e tratamento dos ladrilhos hidráulicos.
Além disso, haverá a troca parcial do assoalho de madeira, substituição parcial de gradis da plataforma, reforma e paisagismo da praça em frente a Estação e finalização do paisagismo no prédio, entre outros itens.
RESGATE HISTÓRICO
“Resgatar a história de Limeira também está entre os objetivos da nossa administração. Assim, a recuperação do prédio da Estação Ferroviária vai ao encontro do trabalho que temos realizado ao longo da gestão para melhor utilizá-lo no futuro”. Afirma Botion.
“Iniciamos esse processo com a Rumo e concluímos, agora, com a MRV, por meio de contrapartidas que beneficiam a população”, complementa.