No dia 28 de abril, Dia em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o Grupo Gestor do PST – Programa de Saúde do Trabalhador de Limeira – realizará uma ação na praça Toledo de Barros, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da segurança no trabalho, especialmente no trânsito. O evento contará com a participação da Divisão de Saúde do Trabalhador e da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, integrada com a Secretaria de Mobilidade.
CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO EM LIMEIRA
Durante a Tribuna da Câmara Municipal de Limeira, em 24 de abril, Artur Bueno Júnior, presidente do Grupo Gestor do PST, destacou os incríveis números de acidentes e doenças no trabalho no Brasil. Foram 612.900 acidentes registrados em 2022, com 2.500 mortes, 22% superior a 2021. Em Limeira, o PST registrou 1.875 acidentes de trabalho em 2022, com uma morte.
Júnior ainda ressaltou a política de desvalorização da mão de obra e a flexibilização de normas regulamentadoras que rebaixaram as condições de segurança dos trabalhadores. No entanto, o PST de Limeira vem ampliando seu trabalho. Com a incorporação de dois fiscais e uma enfermeira, além do aumento nas inspeções nas empresas e notificações de irregularidades.
PROGRAMA DE SAÚDE DO TRABALHADOR
O PST tem como tarefa a proteção e prevenção, a recuperação e a reabilitação da saúde do trabalhador submetido a riscos. Bem como possíveis patologias advindas das condições de trabalho. Além disso, organiza um banco de dados sobre saúde e segurança nos locais de trabalho na cidade.
EVENTO
A ação na praça Toledo de Barros no dia 28 terá foco nos acidentes de trajeto, em especial envolvendo entregadores por aplicativos. A maioria desses trabalhadores são jovens e acabam machucados, mutilados ou com sequelas graves. A ação contará com orientação, apresentação de dados e serviços de saúde à população, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da atenção ao trânsito para evitar acidentes. Em Limeira, 25% dos acidentes de trabalho são acidentes de trajeto.
Para Júnior, é urgente, portanto, a elaboração de políticas públicas para garantir ambientes de trabalho mais seguros para todos. Os poderes municipais têm o dever de participar do problema, apresentar projetos de lei, fiscalizar os atos do Executivo e pensar em soluções para, assim, reduzir o número de acidentes e doenças relacionados ao trabalho.