PST lança campanha de conscientização sobre segurança no trabalho em Limeira

Ação na praça Toledo de Barros terá foco em acidentes de trajeto


Por Redacao 019 Agora
PST lança campanha de conscientização sobre segurança no trabalho em Limeira

Artur Bueno Júnior, Presidente do Grupo Gestor do PST - Foto: Rodrigo Vasques

No dia 28 de abril, Dia em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o Grupo Gestor do PST – Programa de Saúde do Trabalhador de Limeira – realizará uma ação na praça Toledo de Barros, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da segurança no trabalho, especialmente no trânsito. O evento contará com a participação da Divisão de Saúde do Trabalhador e da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, integrada com a Secretaria de Mobilidade.

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO EM LIMEIRA

Durante a Tribuna da Câmara Municipal de Limeira, em 24 de abril, Artur Bueno Júnior, presidente do Grupo Gestor do PST, destacou os incríveis números de acidentes e doenças no trabalho no Brasil. Foram 612.900 acidentes registrados em 2022, com 2.500 mortes, 22% superior a 2021. Em Limeira, o PST registrou 1.875 acidentes de trabalho em 2022, com uma morte.

Foto: Divulgação

Júnior ainda ressaltou a política de desvalorização da mão de obra e a flexibilização de normas regulamentadoras que rebaixaram as condições de segurança dos trabalhadores. No entanto, o PST de Limeira vem ampliando seu trabalho. Com a incorporação de dois fiscais e uma enfermeira, além do aumento nas inspeções nas empresas e notificações de irregularidades.

PROGRAMA DE SAÚDE DO TRABALHADOR

O PST tem como tarefa a proteção e prevenção, a recuperação e a reabilitação da saúde do trabalhador submetido a riscos. Bem como possíveis patologias advindas das condições de trabalho. Além disso, organiza um banco de dados sobre saúde e segurança nos locais de trabalho na cidade.

EVENTO

A ação na praça Toledo de Barros no dia 28 terá foco nos acidentes de trajeto, em especial envolvendo entregadores por aplicativos. A maioria desses trabalhadores são jovens e acabam machucados, mutilados ou com sequelas graves. A ação contará com orientação, apresentação de dados e serviços de saúde à população, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da atenção ao trânsito para evitar acidentes. Em Limeira, 25% dos acidentes de trabalho são acidentes de trajeto.

Para Júnior, é urgente, portanto, a elaboração de políticas públicas para garantir ambientes de trabalho mais seguros para todos. Os poderes municipais têm o dever de participar do problema, apresentar projetos de lei, fiscalizar os atos do Executivo e pensar em soluções para, assim, reduzir o número de acidentes e doenças relacionados ao trabalho.

Sair da versão mobile