A Prefeitura de Limeira publicou um Decreto assinado pelo prefeito Mario Botion que suspende corte de tarifa de água e esgoto até 30 de junho. A medida determina a proibição da suspensão (corte) do fornecimento de água e esgoto na cidade. A medida tem validade até 30 de junho e se justifica pelas situações de emergência e de calamidade pública provocadas pela pandemia de coronavírus em Limeira.
A suspensão do corte terá que ser cumprida pela BRK, concessionária dos serviços de saneamento do município e vale para clientes residenciais, comerciais e industrias.
“É mais uma medida que estamos adotando como forma de minimizar os efeitos econômicos e sociais que a pandemia vem provocando”, afirma Mario Botion.
O decreto se ampara em vários outros instrumentos municipais e estaduais da mesma natureza que vigoram desde março de 2021, logo após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado o quadro de pandemia provocada pela covid-19 e o Ministério da Saúde ter reconhecido o cenário de emergência com a declaração da OMS.
AÇÕES
Com o agravamento do cenário de crise econômica e dos efeitos sociais provocado por este quadro, o governo Botion já adotou outras ações para tentar minimizar a situação. Na área da Economia, foram criadas duas leis que beneficiam diversas atividades econômicas no município.
Um delas retira a incidência do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), na modalidade fixo, para trabalhadores autônomos com nível de escolaridade de ensino técnico. A outra lei concede desconto de 25% sobre a taxa de licença de funcionamento, que deve ser recolhida por todos os segmentos produtivos.
Também foi criada a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene “Limeira Solidária – todos a favor da vida”. A campanha, que visa atender a população necessitada está em andamento e é realizada pelo Fundo Social. Até quarta-feira (7), foram arrecadadas quase 11 toneladas de alimentos.