Prefeitura de Limeira Reforça Atendimento a Pessoas em Situação de Rua
Assistência Social Intensifica Abordagens Noturnas e Amplia Recursos Durante os Meses de Frio
Com a iminente queda das temperaturas, a Prefeitura de Limeira, através do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), anuncia o reforço no atendimento a pessoas em situação de rua a partir desta terça-feira (16). Este programa de auxílio estende-se durante o dia e se intensifica nos meses mais frios de junho e julho.
Abordagens Noturnas e Serviços de Acolhimento
A estratégia inclui abordagens sociais noturnas, onde há oferta dos serviços de assistência social bem como de acolhimento disponíveis no município.
Estes serviços, de acordo com Leia Serrano, diretora de Proteção Social, incluem espaço para banho e dormida, cobertores, roupas limpas e refeições. Os animais de estimação também recebem acolhimento, sempre ao lado de seus tutores.
Suporte da Guarda Civil Municipal e Defesa Civil
A ação conta com a importante parceria da Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e Polícia Militar, contribuindo para a segurança e eficácia do programa.
O Centro de Acolhida, fica na Rua Capitão Bernardes nº 144, tem capacidade inicial para atender 60 pessoas. Este número pode aumentar se necessário.
“Caso a população encontre alguém em situação de rua à noite, pode acionar a Defesa Civil, por meio do 199”, orienta Serrano.
Intervenção da Secretaria de Saúde em Casos de Internação
Maria Aucélia Damaceno, presidente do Ceprosom, explica que, quando a demanda requer casos de internação, a Secretaria de Saúde entra em cena, portanto, para realizar este trabalho.
Palavras do Prefeito Mario Botion
O prefeito Mario Botion reitera a preparação do Ceprosom com equipamentos públicos para atender essa população de rua.
“Nosso trabalho é realizar todo o acolhimento necessário às pessoas que se encontram nas ruas, a exemplo do que já vem ocorrendo em anos anteriores”, afirma.
Serviços Disponíveis
O Centro de Acolhida destina-se para pernoite, higiene pessoal e alimentação. A Casa de Convivência, localizada no Recanto Alvorada, serve como residência para aqueles que decidem deixar as ruas.
O Centro Pop, situado no Jardim Ibirapuera, funciona durante o dia, oferecendo aos usuários a oportunidade de lavar suas roupas, realizar a higiene pessoal assim como receber atendimento social e se alimentar.