Em uma ação conjunta visando o Mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Limeira e 17 colaboradores da Santa Casa realizaram um plantio simbólico de 17 mudas de árvores frutíferas no Bosque Prefeita Maria Thereza.
O evento ocorreu neste sábado (3), para marcar a Semana do Meio Ambiente do hospital assim como ampliar as ações da prefeitura para o meio ambiente.
O plantio ocorreu em uma área de nascente, essencial para a conservação dos recursos hídricos, uma vez que deságua no Ribeirão Tatu. Esta ação é parte de um esforço contínuo para preservar e recuperar esses ambientes naturais, fundamentais para a sustentabilidade da cidade.
Uma iniciativa de recuperação
O Diretor de Política Ambiental, Rogério Mesquita, esclareceu que a iniciativa é parte de um esforço maior para a recuperação ambiental do local.
No início do ano, algumas árvores que apresentavam risco de queda tiveram que passar por remoção.
“As espécies foram comprometidas devido ao intenso período de chuvas. Após uma avaliação técnica, efetuamos a remoção e agora estamos restituindo com espécies nativas”, ele destacou.
O plantio contou com a participação ativa dos colaboradores da Santa Casa assim como seus familiares, todos orientados por Mesquita.
Para Rodrigo Machado de Souza, Engenheiro de Segurança do Trabalho do hospital, o objetivo foi sensibilizar os funcionários e seus parentes.
“É uma maneira de conscientizá-los sobre a importância do cuidado com o meio ambiente”, disse.
Fortalecimento da biodiversidade urbana
A Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, disse que a iniciativa está em sintonia com as ações do Mês do Meio Ambiente, que contará com várias atividades.
“A administração do prefeito Mario Botion está sempre aberta a parcerias como essa, que buscam ampliar as ações de fortalecimento da biodiversidade urbana em Limeira”.