03 de dezembro de 2024

Prefeito Mario Botion visita reforma de prédio que vai abrigar o CAPS 3

Reformas devem modernizar o antigo Ambulatório de Saúde Mental para abrigar o CAPS 3, com novos equipamentos e infraestrutura adequada


Por Redacao 019 Agora Publicado 20/06/2023
Ouvir: 00:00

O prefeito Mario Botion visitou as obras de reforma do prédio do antigo Ambulatório de Saúde Mental que vai abrigar o Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS 3). Um equipamento essencial para o atendimento de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes.

A reforma, orçada em R$ 1,07 milhão, é um investimento proveniente de emenda do deputado federal Marcos Pereira com contrapartida da prefeitura.

Melhorias de Infraestrutura para Atendimento Integral no CAPS 3

“É um investimento significativo na reforma desse prédio, construído há mais de 20 anos. As melhorias vão permitir a execução de um trabalho importante de atendimento à população com uma estrutura de qualidade”, destaca o prefeito Mario Botion.

Com a reforma, o CAPS 3 poderá oferecer um serviço ininterrupto, com 14 vagas disponíveis para acolhimento, observação e internação. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos, responsável pela vistoria das obras, informou que os trabalhos se concentram atualmente na demolição e remoção de piso, paredes, portas e louças cerâmicas. Assim como na instalação do sistema de proteção de descargas atmosféricas (SPDA).

Novas Salas e Adequações no Espaço

Os próximos passos incluem a execução da instalação hidráulica no térreo e no pavimento superior e o aterramento do prédio.

No térreo, as modificações permitirão a criação de salas de recepção e espera, dois quartos com sanitários, salas para isolamento e estabilização assim como procedimento de enfermagem e preparo de medicamentos.

A reforma ainda prevê melhorias das instalações elétricas, com a substituição da iluminação por LED, tanto na fachada quanto nas áreas internas do edifício. Além de novos equipamentos contra incêndio e hidrantes.

Acessibilidade e Área de Lazer

Quanto à acessibilidade, banheiros serão adaptados para pessoas com deficiência e a rampa de acesso ao prédio será adequada de acordo com as normas vigentes. Haverá ainda uma área de lazer externa, com pergolado, ducha e cobertura para uso dos pacientes.

A expectativa é que todas essas melhorias e adequações estejam concluídas em seis meses. Com a reforma, o CAPS 3 oferecerá uma infraestrutura de qualidade para a assistência à saúde mental na cidade, reforçando o compromisso da gestão Botion com o bem-estar da população.