Na manhã da quarta-feira (13), o prefeito de Limeira, Mario Botion, juntamente com a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, participaram de uma visita ao centenário jequitibá-branco, na Avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva.
Este evento contou com a presença de aproximadamente 50 estudantes do terceiro ano da Emeief Prof.ª Maria Aparecida Degaspare e é uma das várias atividades em alusão ao Mês da Árvore em Limeira.
Mês da Árvore em Limeira
Consciência Ambiental e História da Cidade
A ação desse mês visa conscientizar os limeirenses quanto à relevância das árvores em áreas urbanas e rurais e a necessidade de preservar nossos tesouros naturais.
“Quando falamos deste jequitibá, estamos abordando não apenas seu papel ecológico, mas também seu significado histórico e cultural em Limeira”, salientou Simone Zambuzi.
De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, o jequitibá-branco em questão teve seu tombamento em 2001. Atualmente, portanto, ele está categorizado como uma espécie ameaçada.
Adriana Muller Del Mondo, diretora de Educação Ambiental, destaca que “o tombamento é uma forma de preservar a riqueza, a raridade e a função desta árvore, particularmente como fonte de sementes”.
Atividades Educacionais e Lúdicas
Além da visita ao jequitibá, os estudantes se engajaram em atividades educativas sobre o Mês da Árvore em suas escolas. Em seguida, eles também tiveram a oportunidade de conhecer uma árvore da espécie pau-brasil de quase duas décadas.
Ações
No decorrer da última semana, atividades como distribuição de mudas e trilhas ecológicas já foram realizadas. A programação do Mês da Árvore, faz parte das comemorações dos 197 anos de Limeira, ainda reserva mais surpresas. O cronograma completo pode está aqui.