Prefeito de Limeira sanciona lei para ampliar atuação da GCM e reforçar segurança
Diária de Atividade Complementar (DAC): GCMs poderão realizar trabalho extra fora da jornada regular

O prefeito de Limeira, Mario Botion, sancionou uma lei de sua autoria que permitirá que os guardas civis municipais (GCMs) trabalhem fora de sua jornada regular para exercer atividades complementares.
A Diária de Atividade Complementar (DAC) tem como objetivo principal ampliar a segurança, especialmente em escolas, por meio de um reforço na atuação dos GCMs.
Reforço na segurança: medida complementa esforços em conjunto com outras forças policiais
De acordo com o prefeito, a proposta é uma forma de complementar os esforços já realizados em conjunto com outras forças policiais. A lei prevê a realização de dez horas contínuas de atividades operacionais, limitadas a dez diárias no mês. A lei, em seguida, passará por regulamentação pelo secretário de Segurança e Defesa Civil, Wagner Marchi.
Outras medidas: aplicativo para acionar GCMs em escolas e Dispositivo de Alerta de Segurança (DAS)
A iniciativa faz parte de uma série de medidas adotadas pela administração municipal para reforçar a segurança. Uma delas, por exemplo, foi a disponibilização de um aplicativo para as escolas acionarem a GCM em caso de ocorrências mais graves. A lei de autoria da vereadora Lu Bogo, que disponibiliza o Dispositivo de Alerta de Segurança (DAS) nas escolas municipais, também recebeu a sanção do prefeito.
Aperfeiçoamento: implantação de sistemas de monitoramento em prédios públicos
“A lei da vereadora é muito positiva e será aperfeiçoada ainda mais com a implantação de sistemas de monitoramento em todos os prédios públicos do município”, destacou o prefeito Mario Botion.
Com a regulamentação da lei, espera-se que a atuação da GCM seja ainda mais efetiva na segurança da população de Limeira.