O prefeito de Limeira, Mario Botion, anunciou a criação de um aplicativo de segurança para as escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, incluindo faculdades, para acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) em situações graves. A medida, fruto de discussões com diretores de escolas, visa melhorar a segurança nos estabelecimentos de ensino.
Aplicativo de segurança para as escolas de Limeira
Ao ser acionado, o aplicativo informa a central de operações da GCM em tempo real. E, através da localização GPS, as forças de segurança terão acionamento imediatamente. De dois a quatro gestores de cada unidade de ensino terão acesso ao aplicativo, com o cadastramento iniciando nesta quinta-feira (13).
Medidas adicionais de segurança
Além do aplicativo, o prefeito Botion reforçou outras medidas já tomadas pela administração municipal. Como, por exemplo, a realização de rondas permanentes nas escolas e a contratação de 36 guardas civis municipais. Também está prevista a implantação de um sistema de monitoramento de alta tecnologia em prédios públicos, bem como as escolas.
Serenidade diante do pânico
Durante a reunião com diretores e em um encontro com pais de alunos, o prefeito pediu serenidade para lidar com a situação. Ele afirmou, portanto, que todas as medidas possíveis estão sendo tomadas. Do mesmo modo, Botion destacou a importância de enfrentar o cenário de pânico com tranquilidade e compreensão.
Autoridades presentes na reunião
A reunião contou com a presença de diversas autoridades. Com destaque para a primeira-dama Roberta Botion, os secretários André de Francesco (Educação) e Sérgio Moreira (Comunicação Social), e vereadores de Limeira.