Pesquisador de Limeira é convidado para colaborar em publicação de Universidade Alemã

A Universidade de Gottingen, na Alemanha, está preparando um livro sobre a imigração de europeus ao Brasil – e o pesquisador e escritor limeirense, José Eduardo Heflinger Jr., autor de vinte e seis livros, foi convidado para preparar um capítulo do volume


Por Redacao 019 Agora

Na foto, Heflinger Jr. no Arquivo de Berna, capital da Suíça, em 2009, em uma de suas viagens de pesquisas

A Universidade de Gottingen, na Alemanha, está preparando um livro sobre a imigração de europeus ao Brasil – e o pesquisador e escritor limeirense, José Eduardo Heflinger Jr., autor de vinte e seis livros, foi convidado para preparar um capítulo do volume.

“O convite partiu de Bruno Witzel, pesquisador da Gottingen Universitat”, conta Heflinger Jr. “Eu e Bruno estivemos juntos em um evento sobre os 200 anos da Fazenda Ibicaba e ele conheceu e reconheceu a importância do meu trabalho”.

O capítulo que estará a cargo do pesquisador limeirense deve tratar das revoltas de colonos em algumas das colônias no Brasil em decorrência da falência da empresa Vergueiro & Cia, do senador Vergueiro, proprietário da Fazenda Ibicaba. Segundo os organizadores do livro, Leonardo Gardenal e Bruno Witzel, o volume vai ser uma coleção de apresentações de temas relacionados à vinda de europeus para o Brasil, especialmente no final do século XIX. “Tenho grande admiração pelo trabalho de José Eduardo Heflinger Jr; foi o trabalho dele que me motivou a seguir carreira acadêmica na Alemanha, há dez anos atrás!”, conta Bruno Witzel. “Por isso, é uma honra tê-lo no volume que estamos organizando”, diz ele.

“Foi uma honra ter sido convidado!”, complementa Heflinger Jr, que diz ainda que pretende elaborar um capítulo colocando a revolta dos colonos sob a perspectiva da Ibicaba, até a compra da fazenda pela família Levy.

Heflinger Jr. lançou recentemente o livro “Retratos de Limeira”, que reúne mais de 200 imagens históricas da cidade de Limeira, de forma a contar a história da cidade. Por ser fruto da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Pronac 184271, em ação administrada pelo Ministério da Cidadania com patrocínio da Cirúrgica Fernandes Ltda. e da Usina Santa Lúcia, o luxuoso exemplar, de capa dura e acabamento fino, pode ser vendido pelo módico valor de R$ 50,00. O livro pode ser adquirido pelos telefones (19) 3034-0115 e (19) 99643-2855; pelo e-mail imigracao.resgate@hotmail.com ou na banca de jornais e revistas IV Centenário, na Praça Toledo de Barros, em Limeira.

Sair da versão mobile