O deputado estadual Murilo Félix (Podemos) protocolou hoje na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) indicação ao governador João Doria (PSDB) com pedido de instalação de novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em Limeira e liberação de recursos em caráter emergencial para a cidade. O parlamentar também encaminhou ofícios em busca de ajuda.
O objetivo é garantir o estoque de materiais básicos e avançados de saúde para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. “Os hospitais de Limeira atendem pacientes de outros municípios, por isso esse pedido envolve a população de outras cidades vizinhas neste momento tão crítico que enfrentamos, onde pessoas já perderam vidas por falta de leitos”, afirmou.
Essa informação foi divulgada ontem pelas prefeituras de Iracemápolis, que teve quatro óbitos, e de Cordeirópolis, com a morte de um paciente que aguardava transferência.
Hoje Limeira chegou a 450 mortes em decorrência do coronavírus, segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde.
A UTI da Unidade de Referência Coronavírus (URC) segue com 32 internações, ou seja, ocupação de 100%. Nos leitos clínicos, são 43 internados (ocupação de 89,6%) e, em leitos de suporte ventilatório, nove internados. A ocupação total da URC é de 89,1%.
Considerando-se os leitos gerais (URC e hospitais), a situação são 134 internados em UTI (ocupação de 89,9%) e 292 pacientes em leitos clínicos (88,5%). Ao todo, são 426 internados (ocupação total de 88,9%).
O parlamentar também foi procurado por prefeitos de outras cidades que pediram apoio na busca de mais recursos e estrutura para o enfrentamento da pandemia.