O movimento sindical dos trabalhadores de Limeira vem a público repudiar os atos terroristas ocorridos neste domingo (8), em Brasília/DF, com reflexos em todo o país, inclusive no município.
Atos que depredaram as bases simbólicas do Estado Democrático de Direito, numa agressão direta a todo o povo brasileiro. Atos que em Limeira provocaram o bloqueio da Rodovia Anhanguera, prejudicando o direito de ir e vir da população.
Lamentável, a inação do governo do Distrito Federal, no que ensejou justa intervenção federal após a barbárie de Brasília.
Da mesma forma lamentável, a deturpação do direito à manifestação, por parte de pessoas que mostraram desconhecer o caráter público do espaço democrático. Destruíram patrimônio público tangível, ultrajaram o patrimônio intangível.
MOVIMENTO GOLPISTA
Importante ressaltar que o movimento golpista deste domingo teve início, meio e fim. Que teve financiamento, planejamento, logística e toda uma sequência de publicidade pelas redes sociais. Publicidade que escancara a conivência das autoridades onde ocorreram. De todas elas.
De Limeira, sabemos que há empresários que não aceitam a vitória do presidente Luis Inácio Lula da Silva. São públicas as suspeitas sobre empresários que não possuem qualquer respeito à democracia, e financiaram a ocupação irregular do espaço municipal da pista do Tiro de Guerra – ocupação que recebeu da Prefeitura de Limeira a atitude inerte e de um legalismo anêmico.
São também públicas as suspeitas sobre empresários, de diversos setores, que voltaram a patrocinar o bloqueio da Rodovia Anhanguera.
Por último, são públicas as suspeitas sobre empresários que patrocinaram a ida de manifestantes a Brasília, para praticar o terrorismo digno dos inimigos da democracia.
TERRORISMO
Tal terrorismo ameaça os trabalhadores, ameaça a população. Coloca em risco nossos valores, e todo tipo de avanço civilizatório decorrente da democracia. É inimigo das representações trabalhistas e quer impor, pela violência, a prevalência do Capital nas relações trabalhistas. Sim, não se pode negar este objetivo, talvez a grande finalidade do suposto investimento empresarial nos atos golpistas.
O movimento sindical de Limeira termina responsabilizando o ex-presidente Jair Bolsonaro pela ação terrorista em tela. Sim, foi dele toda a retórica que deu forma aos grupos terroristas de agora, e é dele a inércia diante das ações que se desenrolam.
Precisamos de paz. Paz com ordem. Ordem com autoridade. Autoridade com coragem.
EM DEFESA DA DEMOCRACIA SEMPRE
MOVIMENTO SINDICAL DE TRABALHADORES DE LIMEIRA
- Stial – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região
- Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e Financeiros de Limeira e Região
- Oposição Metalúrgica de Limeira, Rio Claro e Região
- Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano de Limeira (SINDTTRUL)
- Apeoesp – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo
- Sindsel – Sindicato dos Funcionários Públicos de Limeira
- Sinecol – Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Limeira e Região
- Siticecom – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Cerâmicas, da Construção e Mobiliário de Limeira e Região
- Sindvigilim – Sindicato dos Vigilantes de Limeira e Região
- Sindicato dos Trabalhadores na Saúde de Campinas – Subsede Limeira
- Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Joalheiras de Limeira
- Sindeguarda – Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Limeira
- Sindicato dos Empregados em Condomínios de Limeira e Região
- Sindicato dos Trabalhadores em Bares e Restaurantes de Limeira
- Sintrapel – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel e Papelão de Limeira e Região
- CNTA – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins