Morre em Limeira, Dorothea Pompeo Freire, aos 91
A professora Dorothea era viúva do ex-prefeito Jurandyr Paixão. Ela foi presidente do Ceprosom.
Morreu em Limeira, nesta sexta-feira (11), aos 91 anos, a professora Dorothea Antonietta Pompeo Freire.
Dorothea Pompeo Freire era viúva do ex-prefeito Jurandyr Paixão. Entre diversas atividades sociais, ela foi presidente do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal de Limeira).
- Zezinho, da Relojoaria do Zezinho, morre em Limeira
- Arquiteto Eduardo Volf morre em Limeira
- Médico Luiz Carlos de Miranda morre em Limeira aos 92 anos
Ela deixa os filhos Jurandyr Filho (Jurinha), Dorothea Elizabeth, Carlos Alberto, Marcio, Patrícia, parentes e amigos.
O velório de Dorothea Pompeo Freire terá início às 8h deste sábado (12) no Monumental Bom Pastor de Limeira e o sepultamento ocorrerá às 14h no Cemitério Saudade II.
SERVIÇO SOCIAL
Dorothea atuou na área de Serviço Social do município nos três mandatos do marido.
Foi durante sua participação na segunda gestão, em 1983, que foi criado o Ceprosom, autarquia que consolidou e transformou a área de assistência social do município. O Ceprosom sucedeu ao antigo Serviço Social de Limeira, que também era uma autarquia – criada por lei em 1968.
Sob o comando de Dorothea, surgiram várias iniciativas na autarquia. A principal delas foi a instituição de cursos profissionalizantes, que vem se aperfeiçoando cada vez mais durante a gestão do prefeito Mario Botion.
Além dos cursos, outras iniciativas que sugiram a partir de 1983, foram os grupos de terceira idade e também um coral, além do clube do escovinha – voltado para crianças carentes. Também foi instituída uma padaria, com dois objetivos, formar profissionais para o setor e também fornecer o alimento para creches municipais. Toda a parte técnica do serviço social também foi estruturada com a criação do Ceprosom.
NOTA DE PESAR
Em suas redes sociais, o prefeito Mario Botion e a primeira-dama Roberta Botion, se manifestaram sobre o falecimento de Dorothea. “Dona Dorothea, com certeza, deixará um legado de uma mulher que sempre teve um olhar voltado aos mais carentes, e atuante nas causas sociais”, assinalou Botion.
“Com um olhar acolhedor e humanista, ela esteve à frente de projetos que marcaram a vida de muitos limeirenses”, observou Roberta Botion. A Prefeitura de Limeira também emitiu nota de pesar em suas redes sociais e portal.
50 ANOS DO CEPROSOM
Uma das últimas aparições públicas de Dorothea foi em abril de 2018. Ela esteve presente em evento de 50 anos do Ceprosom (somado aqui ao tempo de existência do Serviço Social de Limeira), e foi uma das oradoras. O evento foi realizado pelo governo Botion e ocorreu no Teatro Nair Bello.