Limeira recebeu o 8º Prêmio Casos de Sucesso, em São Paulo, destacando-se na categoria “Atingimento das Metas de Perdas de Água”. A cidade foi a única do Estado de São Paulo a receber o reconhecimento do Instituto Trata Brasil, que atua no setor de saneamento. Goiânia e Campo Grande foram as outras cidades lembradas pelo instituto.
Limeira recebe Prêmio Casos de Sucesso por baixo índice de perdas de água no saneamento
O prêmio foi entregue ao prefeito Mario Botion e ao diretor da concessionária BRK Ambiental, Fernando Mangabeira. A vice-prefeita Erika Tank e o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, também participaram da cerimônia realizada na sede da Fundação Getúlio Vargas, parceira na premiação.
Eficiência e resultados
“Limeira, dois anos atrás, perdia 20,19% da água potável nos sistemas de distribuição, um índice abaixo do estabelecido pela legislação. Agora, em maio, estamos em 17,5%, um percentual ainda menor que na época da pesquisa”, comentou o prefeito Mario Botion, destacando a eficiência e qualidade do sistema de distribuição de água da cidade.
Impacto positivo na população
A vice-prefeita Erika Tank ressaltou o impacto positivo na vida da população:
“Quando a água e o esgoto recebem tratamentos adequados e de qualidade, isso reflete positivamente na vida dos munícipes. Vamos reduzir ainda mais os índices e aprimorar o sistema de água”.
Histórico de reconhecimentos
Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental, lembrou que Limeira já recebeu outros prêmios: “Desde que assumimos a concessão há 29 anos, temos nos destacado e evoluído em vários aspectos relacionados ao abastecimento. Isso comprova que nossas ações têm proporcionado a universalização do sistema”.
Avanços no saneamento
Dagoberto Guidi, secretário de Obras e Serviços Públicos, citou os avanços dos últimos anos: “Além desse prêmio, a classificação geral de Limeira no quesito saneamento é o quarto lugar no país, dentre mais de 5 mil municípios”.
Metas e desempenho
Limeira foi premiada por atender às metas estabelecidas pela Portaria 490/2021 do Ministério do Desenvolvimento Regional, que define 25% de perdas na distribuição e 216 litros/ligação/dia em perdas volumétricas. De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base 2022, Limeira perde apenas 20,19% da água potável nos sistemas de distribuição. Com um indicador de perdas de ligação de 128,82 litros/ligação/dia.