A Prefeitura de Limeira prorrogou a Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação até 30 de setembro seguindo orientação do Ministério da Saúde. A iniciativa visa aumentar a cobertura vacinal e garantir a proteção de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
No caso da pólio, apenas 21% das crianças foram vacinadas até o momento. Assim, para facilitar o acesso aos imunizantes, a Secretaria de Saúde conta com 17 pontos de vacinação.
De acordo com a gerente da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Amélia Maria P. da Silva, a prefeitura vem adotando várias medidas para incentivar a vacinação. No entanto, ela salienta que a adesão ainda é insuficiente.
“Além da vacinação de segunda a sexta-feira, fazemos plantões aos sábados, realizamos o dia D municipal e o dia D nacional”, exemplificou.
VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO
Na vacinação contra a pólio, por exemplo, das 14.778 crianças de 1 a 4 anos do município, apenas 21% tomaram a vacina, informou a Divisão – índice bem abaixo dos 95% preconizados pelo Governo Federal. Por se tratar de campanha, ela esclarece que todas as crianças de 1 a 4 anos devem ser imunizadas, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.
Amélia destaca ainda que pais e responsáveis precisam entender a importância da vacinação contra a Pólio, para que o vírus não seja reintroduzido, em escala local e nacional.
O último caso de poliomielite registrado no Brasil, ela informa, foi em 1989, sendo que a certificação da erradicação da doença veio em 1994.
“Considerando-se a vacinação de rotina contra a pólio nas crianças menores de 1 ano, a cobertura é de 61,9%”, alertou.
MULTIVACINAÇÃO
A Campanha de Multivacinação visa atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Desse modo, a rede municipal oferece todos os 18 imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação, para crianças e adolescentes até 15 anos.
Além da VIP (vacina inativada poliomielite), estão disponíveis as seguintes vacinas:
- hepatite A e B;
- penta (DTP/Hib/Hep B);
- pneumocócica 10 valente;
- VRH (vacina rotavírus humano);
- meningocócica C (conjugada);
- VOP (vacina oral poliomielite);
- febre amarela;
- tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba);
- tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela);
- DTP (tríplice bacteriana);
- varicela;
- HPV quadrivalente (papilomavírus humano)
SERVIÇO
As vacinas que integram o Calendário Nacional são oferecidas em 17 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
São elas: as UBSs
- Abílio Pedro
- Bairro do Tatu
- Cecap
- Graminha
- Aeroporto
- Morro Azul
- Nossa Senhora das Dores 1
- Nossa Senhora das Dores 2
- Nova Europa
- Nova Limeira
- Nova Suíça
- Novo Horizonte
- Planalto
- Hipólito 1
- Vista Alegre
E também:
- Ambulatório de Especialidades do Residencial Rubi
- Vigilância Epidemiológica