Limeira é oficialmente candidata à “Cidade Sul-Americana do Desporto 2023”, premiação concedida pela Aces Europa – organização internacional, reconhecida pelo Parlamento Europeu e pela Unesco.
A carta de candidatura foi entregue pelo prefeito Mario Botion ao presidente da Aces Portugal, Nuno Santos, em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (23) no anfiteatro das Organizações Einstein de Ensino.
Botion ressaltou que o próximo passo é fazer um inventário de todas as atividades esportivas realizadas no município. Em novembro, Limeira receberá uma comissão de consultores da Aces Europa para avaliar o desempenho da cidade, tanto no setor esportivo como nas áreas correlatas, como educação, saúde e assistência social.
“Tenho certeza de que Limeira será contemplada, pois trabalho e empenho não vão faltar”, afirmou Botion. “Temos ações suficientes para que a nossa cidade seja a próxima Cidade Sul-Americana do Desporto”, completou, referindo-se ao “Caderno de Encargos” – conjunto de metas que o município precisa cumprir a partir de agora.
Participaram da cerimônia, a primeira-dama Roberta Botion, a vice-prefeita, Erika Tank, o presidente da Câmara Municipal, vereador Lemão da Jeová Rafá, os secretários Luiz Augusto Zanon (Esporte e Lazer), Wagner Marchi (Segurança Pública e Defesa Civil) e Maria Aucélia Damaceno (Ceprosom), a diretora executiva das Organizações Einstein, Roberta Leite Becker, e o professor da Einstein e representante da Aces América do Sul, João Evangelista Macário.
PARLAMENTO EUROPEU E UNESCO
Com a chancela de organizações como o Parlamento Europeu e a Unesco, Nuno Santos observa que os municípios contemplados com o prêmio têm maior facilidade para receber investimentos do Governo Federal e da iniciativa privada.
“É um reconhecimento de organismos internacionais e também do Governo Federal”, disse. Na semana passada, ele reuniu-se com o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, que deu “total apoio” à destinação de recursos às cidades certificadas. O presidente da Aces Portugal também falou sobre as impressões a respeito da candidatura de Limeira. “Fui muito bem recebido nessa primeira visita”, disse.
Nuno Santos comentou, ainda, que notou a “vontade das pessoas” com quem conversou em conquistar esse reconhecimento.
“Penso que será uma candidatura bem sucedida”, avaliou.Responsável pela intermediação da candidatura de Limeira, Macário esclareceu que o município vem se destacando nas ações voltadas ao desporto, como o Limeira Ativa e Saudável – programa lançado ainda na primeira gestão do governo Mario Botion.
Mais recentemente, ele citou o Núcleo de Alto Rendimento de Basquete 3×3, que está prestes a ser implantado na cidade. “Temos reais chances de conseguir esse título, o prefeito e os secretários estão empenhados”, comentou Macário. Na ocasião, o professor também lançou o prêmio “Professor Roberto Leite”, que será entregue a pessoas que se sobressaem na gestão do esporte brasileiro.
VISITA
No período da manhã, Nuno Santos foi recepcionado pelo prefeito Mario Botion no Edifício Prada. O chefe do Executivo estava acompanhado de Roberta Botion, Erika Tank, Lemão da Jeová Rafá e dos secretários Luiz Augusto Zanon, Wagner Marchi, André De Francesco (Educação), Vitor Santos (Saúde), Edison Moreno Gil (chefe de Gabinete) e Maria Aucélia Damaceno. O professor João Macário também esteve presente.
Após a recepção, Botion e Nuno, ao lado da primeira-dama Roberta Botion e dos secretários Luiz Augusto Zanon e Wagner Marchi, visitaram o Complexo Esportivo do Jardim Ipanema e o Conjunto Esportivo do Jardim Piratininga.
O presidente da Aces Portugal conheceu as instalações dos equipamentos de esporte e lazer mantidos pela Prefeitura de Limeira.
Também participaram da recepção a Santos os vereadores Lu Bogo, Ju Negão, José Roberto Bernardo, Mariana Calsa, Helder do Táxi, Terezinha da Santa Casa, Everton Ferreira, Airton do Vitório Lucato, Elias Barbosa e Nilton Santos.