Limeira fará parte do consórcio de vacina das cidades brasileiras

Projeto de iniciativa do prefeito Mario Botion recebeu aprovação unânime na Câmara Municipal de Limeira


Por Redacao 019 Agora
Limeira fará parte do consórcio de vacina das cidades brasileiras

Projeto de iniciativa do prefeito Mario Botion recebeu aprovação unânime na Câmara Municipal de Limeira

A Câmara Municipal de Limeira aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira, 8 de março, o Projeto de Lei (PL) Nº 42/2021, de iniciativa da Prefeitura, que ratifica a adesão do município ao consórcio público, formado por cidades brasileiras, com a finalidade de adquirir vacinas e insumos para combate à pandemia do vírus covid-19. O projeto foi votado em regime de urgência especial e recebeu aprovação unânime dos vereadores. Agora o PL será encaminhado ao prefeito para sanção ou veto, em caso de sanção, o projeto será promulgado e publicado no Jornal Oficial do Município.

A medida, feita por meio de protocolo de intenções, faz parte do esforço dos municípios brasileiros para aumentar a vacinação da população e é liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade suprapartidária de representação nacional. “Diante disso, e zelosa da plena segurança jurídica de que se reveste a medida, a FNP lidera e apoia tecnicamente a formatação de consórcio público de abrangência nacional”, justificou o prefeito. 

A iniciativa conta com manifestação de interesse de 1.703 cidades – o que abrange mais de 125 milhões de brasileiros, ou seja, cerca de 60% do total da população brasileira – e tem finalidade de contribuir para agilizar a imunização da população e também de atender eventuais demandas por medicamentos, equipamentos e insumos que sejam necessários aos serviços públicos municipais de saúde. 

A formalização do consórcio tem o objetivo de criar uma entidade que proporcione vantagens para negociações, seja em termos de preços, de condições contratuais e de prazos, para as cidades que aderirem. Além disso, argumentou o Executivo, vai fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), já que vai ofertar imunizantes gratuitamente à população. A proposta, no entanto, não exclui a possibilidade de o município comprar vacinas de forma isolada.

“Esse projeto é de extrema importância para a população de nossa cidade. Esse projeto autoriza a adesão ao Consórcio Conectar, Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras”, explicou o líder do governo, vereador Ju Negão (PV). “A gente sabe que todo país passa por um momento complicado em relação à pandemia e à vacinação. Infelizmente não temos vacina suficiente para atender todos os munícipes, e o envio de doses não tem sido suficiente para que consigamos vacinar todas as pessoas que deveriam e na velocidade que se deveria. Hoje, através desse projeto, é uma esperança a mais, qualquer iniciativa que venha a somar neste momento é válida.”

Sair da versão mobile