A Prefeitura de Limeira, por meio da Comissão Municipal de Civismo, realizou neste sábado (6) uma cerimônia em comemoração aos 92 anos do Movimento Constitucionalista de 1932, celebrado oficialmente em 9 de julho. A revolução, que ocorreu entre julho e outubro daquele ano, visava a criação de uma nova constituição para o Brasil. Limeira teve um papel ativo no movimento, e o evento deste sábado prestou homenagem aos limeirenses que integraram a força paulista.
Limeira celebra 92 anos da Revolução Constitucionalista de 1932
Diversas autoridades marcaram presença na cerimônia, entre elas o chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-020, subtenente Eliezer Orlandi, o capitão da Polícia Militar, André Menezes, o comandante do Corpo de Bombeiros, Lucas Félix da Silva, o subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Emanuely Costa Silva, a vice-prefeita Erika Tank, os vereadores Júlio César Pereira dos Santos e Lu Bogo, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, o secretário de Comunicação Social e presidente da Comissão Municipal de Civismo, Sérgio Moreira, além de outros representantes municipais.
A cerimônia começou com um desfile da tropa do Tiro de Guerra 02-020, alunos da Polícia Militar, escoteiros dos grupos 362 e 51, e membros da Força Patriota Estudantil (FOPE). O hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Limeira foi realizado ao som do Hino Nacional e do hino de Limeira, executados pela banda do Campl Patrulheiro.
Homenagens e Encerramento
A comemoração foi encerrada com a deposição de uma coroa de flores no Mausoléu do Soldado Limeirense, Sargento Alberto Pierrotti, pelos atiradores do Tiro de Guerra. O toque de silêncio foi executado pelo maestro Júnior Villas Boas, seguido por uma apresentação da Banda Marcial do Campl Patrulheiro.
Participação de Limeira na Revolução Constitucionalista de 32
A Revolução Constitucionalista resultou na morte de 934 pessoas durante os 87 dias de combate. Famílias limeirenses que tiveram entes envolvidos na revolução incluem os Pierrotti, Forster, Figueira, Fernandes Prado, Rodrigues de Oliveira, Duarte, Barros Camargo, Levy, Nenholdi e Rodrigues Lopes.