O Hospital Unimed Limeira (HUL) realizou na última quarta-feira (22) mais uma captação de órgão para doação. O procedimento foi conduzido pela equipe da UTI Adulto do hospital seguindo as orientações para manutenção do potencial doador e pela equipe da OPO – Organização de Procura de Órgãos de Campinas.
O doador, um homem de 52 anos que sofreu traumatismo cranioencefálico (TCE) grave e teve a morte cerebral constatada após realização de exames. A decisão da família do doador foi acompanhada pela equipe da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante), juntamente com a OPO de Campinas.
“Vale ressaltar que a doação de órgãos acontece somente com a aprovação da família. Mesmo que o paciente tenha deixado registrado em documento, a doação só ocorrerá com aprovação da família”, reforçou o médico coordenador da CIHDOTT, Dr. Alexander John Pessoa Grant Anderson.
O médico explica que por esse motivo é fundamental que a pessoa doadora tenha essa conversa com a família e exponha sua vontade para que, mesmo em um momento difícil como esse o desejo seja respeitado.
Setembro Verde: seja um doador de orgãos e avise sua família
A próxima segunda-feira, 27 de setembro, é o Dia Nacional da Doação de Orgãos. A data marca o mês de conscientização e também alerta sobre a necessidade da família estar ciente, pois é dela a palavra final.
De acordo com dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), 1.126 pessoas estão na fila de espera por um transplante de fígado e mais de 45 mil pessoas aguardam por um transplante de órgãos sólidos e de tecidos.