O Fórum “Moradia Digna: do Papel à Realização, ATHIS e Fomento em Limeira” destacou a importância do conceito de moradia digna por meio dos programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Habitação.
O evento ocorreu na Câmara Municipal na noite de terça-feira (10) e reuniu profissionais de arquitetura, engenharia e acadêmicos. Incluindo professores do Senai, Senac, Cotil e da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, bem como estudantes de Arquitetura. Além disso, estiveram presentes representantes de organizações parceiras, como CP Kelko, Aeal, Sincaf, Sindsel, Aeaitu e Oscar Realidades (Osc).
Fórum “Moradia Digna: do Papel à Realização, ATHIS e Fomento em Limeira”
O prefeito Mario Botion participou da cerimônia de abertura e elogiou o trabalho realizado pela Secretaria de Habitação. Ele destacou que essa experiência positiva é fruto do esforço da secretária Marcela Siscão.
Marcela Siscão expressou sua gratidão pela oportunidade de realizar o evento. Assim como destacou a importância da assistência técnica para avaliar a situação das moradias locais e planejar as intervenções necessárias.
A presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, ressaltou a parceria entre a instituição e a Secretaria de Habitação na área social.
O presidente da Câmara, Everton Ferreira, destacou o aspecto fundamental da “dignidade” para aqueles que conquistam uma moradia.
Debates
O fórum contou com duas mesas de debates, ambas moderadas por Marcela. Na primeira mesa, participaram a arquiteta e diretora de Desenvolvimento Habitacional da Secretaria de Habitação, Adriana Meneghin, Dona Chica, líder comunitária do Jardim Dom Oscar Romero, e o arquiteto e idealizador da Cooperativa Nacional de Habitação e Construção (Cooperteto), Marco Antonio Alves Jorge Kim.
Destaques
Adriana Meneghin explicou o trabalho desenvolvido pela Secretaria e detalhou o Programa “Moradia Digna”, que se baseia na Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) em conjunto com a Oficina da Casa. Esse programa visa fornecer assistência técnica gratuita à população de baixa renda. Bem como incentivar a realização de obras para melhorar as condições de moradia no município.
A líder comunitária Dona Chica compartilhou sua experiência em liderar movimentos pela moradia em Limeira. Incluindo o processo de construção de tijolos ecológicos na década de 90.
Marco Antonio Alves Jorge Kim descreveu o trabalho cooperativo que levou ao desfavelamento em Americana e outras cidades da região. Ele mencionou a Cooperteto e seu envolvimento no projeto “Residencial Nelson Caldeiras” em Limeira, que incluirá 740 moradias por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida Entidades”.
Casos de sucesso
A segunda mesa de debates foi composta pelo professor de arquitetura da PUC Campinas, Luis Alexandre Amaral Pereira Pinto, e pela professora e conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) de São Paulo, Viviane Rubio.
Luis Amaral destacou o trabalho de extensão universitária de alunos em projetos habitacionais em Limeira. Assim como o reconhecimento de graduandos do curso de Arquitetura por meio de experiências de campo na cidade.
Viviane Rubio compartilhou suas experiências em ocupações populares em São Paulo e no Rio de Janeiro. Bem como seu papel como conselheira do CAU na promoção do tema da ATHIS e no mapeamento dos municípios que já possuem esse instrumento. Ela enfatizou a necessidade de tornar essa legislação uma política pública, observando que poucos municípios a possuem.