Feicon 2023 destaca política habitacional inovadora de Limeira
Programa Moradia Digna ganha visibilidade e pode inspirar soluções para déficit habitacional no Brasil
A Feicon 2023, Feira Internacional de Construção Civil, realizada na semana passada em São Paulo, serviu como plataforma para divulgar a política pública habitacional inovadora de Limeira, desenvolvida pela Secretaria de Habitação da cidade. A secretária Marcela Siscão foi uma das debatedoras do evento, o mais importante do setor na América Latina, compartilhando a experiência do “Programa Moradia Digna”.
Experiência de Limeira ganha destaque na Feicon 2023
Para Marcela Siscão, a oportunidade de apresentar a proposta de política pública de Limeira na Feicon foi significativa. O prefeito Mario Botion ressalta o prestígio que essa participação confere à cidade e à administração.
No último dia 11, Marcela apresentou o Programa Moradia Digna no módulo Cidades Melhores, no painel sobre “Ideias para melhorar as HIS (habitações de interesse social) no Brasil”.
O evento teve como objetivo impulsionar os conhecimentos apresentados e os palestrantes, buscando alcançar 1 milhão de pessoas nas redes sociais. As palestras ficarão disponíveis no portal da Feicon.
Abordagem inovadora para enfrentar o déficit habitacional
Com base na política pública de Limeira, Marcela apresentou soluções para combater o déficit habitacional do ponto de vista qualitativo. Incluindo a melhoria de moradias precárias e a redução da coabitação.
A secretária citou instrumentos legais, como a assistência técnica nas habitações de interesse social (ATHIS), em vigor desde 2008. Bem como a ESG (políticas corporativas para o meio ambiente, responsabilidade social e governança). Ambas são utilizados em Limeira para promover a construção autônoma com gestão dos moradores e recursos públicos.
Programa Moradia Digna em Limeira
O Programa Moradia Digna, apresentado por Marcela na Feicon, oferece serviços técnicos e apoio financeiro à construção, atendendo, assim, famílias com renda de até três salários mínimos.
O programa possibilita, portanto, a construção, ampliação ou reforma de moradias, fornecendo projetos e acompanhamento das obras. Além disso, a iniciativa também inclui a Oficina da Casa, um equipamento público com olaria ecológica, banco de materiais de construção e escola de construção.