A Fábrica de Inovação (FDI) de Limeira, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, concluíram ontem (17) a última edição do concurso “Resolve Aí” na Escola Estadual Professor William Silva, situada no Parque Novo Mundo.
Os estudantes do primeiro ano do ensino médio foram encorajados a criar soluções para os desafios da Secretaria de Saúde. O grupo vencedor propôs um programa de voluntariado envolvendo governo e comunidade local.
Concurso Resolve Aí
Os alunos, em dez grupos, participaram de um workshop de Lego, assistiram a palestras assim como receberam informações sobre as necessidades identificadas pela Secretaria de Saúde, relacionadas aos serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Cada equipe apresentou seu projeto para os juízes: Tito Almirall (Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação), Jefferson Penteado (BluePex e FDI), Anderson Santos (consultor do Sebrae) e Fernanda Cantão (enfermeira e supervisora de Pronto Atendimento da Secretaria de Saúde).
O projeto vencedor propõe uma maior colaboração entre o governo e a comunidade local, para que os cidadãos possam participar do planejamento das mudanças adotadas pelas UBSs, tanto no atendimento quanto em aspectos estruturais. Essa parceria se estenderia à fiscalização e execução de pequenos reparos nas unidades, por meio de um programa de voluntariado. Em recompensa pela sua contribuição, portanto, os voluntários receberiam cestas básicas.
Reconhecimento aos participantes e vencedores
Todos os participantes foram homenageados com certificados e camisetas comemorativas do evento. Além disso, os melhores colocados receberam medalhas e kits de presentes.
Os estudantes vencedores e seus respectivos projetos foram:
- 1ª colocação: Alunos: Brenda Gabrielly Lee, Eduardo Rodrigues dos Santos, Leticia C. dos Santos, Pedro R. e Priscila Fernanda. Problemática abordada: Planejamento de mudanças nas UBSs.
- 2ª colocação: Alunos: Grazielle Ribeiro Pequenho, Letícia Kauanny Cordeiro da Silva, Livia Maria da Silva e Vinícius da Silva Patricio. Problemática abordada: Problemas estruturais em UBSs.
- 3ª colocação: Alunos: Brayan Facco Gourlart, Marcela V. Stabile dos Santos, Mariana dos Santos Vieira e Vinícius Henrique Pontes. Problemática abordada: Falta de conscientização da população em relação às vacinas do calendário vacinal.
Parcerias e apoio
A iniciativa foi uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação com a Fábrica de Inovação e a Escola William Silva. Contou com o apoio da Secretaria de Saúde e voluntários da Liga do Conhecimento e da Liga de Estágios da Unicamp (Liestag) bem como da Aprenda Conosco, que possibilitou o workshop de Lego. O evento também teve o patrocínio de diversas empresas locais.