Vereadores da Comissão de Obras da Câmara de Limeira vistoriam as condições da Estrada da Balsa e região. Os parlamentares realizaram uma diligência na manhã da sexta-feira (4).
Eles visitaram as estradas LIM-473, LIM-156, LIM-378, LIM-272, LIM-482 e LIM-146, totalizando cerca de 38 quilômetros de vistoria, com o objetivo de verificar as condições de trafegabilidade das vias rurais na região.
RECLAMAÇÕES
Os residentes reclamaram da falta de manutenção da Estrada da Balsa, a partir do mercado e do campo da Nova Lagoa (LIM-159).
Na diligência, os vereadores encontraram trechos estreitos, o que dificulta o trânsito em duas mãos, lugares onde tem empoçamento de água, curvas com falta de visibilidade e trechos pouco abaulados (convexos), prejudicando o escoamento da água da chuva.
De acordo com o diretor de Manutenção, as estradas de Limeira são as melhores da região, pois recebem manutenção constante.
Ele informou ainda que no período de chuvas no início do ano, até 11 de fevereiro, quando choveu praticamente todos os dias, a manutenção ficou prejudicada. Ademais, explicou, a estrada recebe movimento de caminhões pesados para encurtar trajetos.
PAVIMENTAÇÃO
A respeito do processo de pavimentação da Estrada da Balsa, o representante da Prefeitura informou que o projeto foi apresentado ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER), órgão que administra o sistema rodoviário estadual.
Já o gabinete do deputado estadual Murilo Félix (Podemos) esclareceu que o projeto de asfaltamento da via foi inserido no programa Novas Estradas Vicinais, do Governo do Estado, e está na fase nove, entre 10 etapas para ser concluído, e previsão é de concluir a tramitação do processo até maio deste ano.
PEDIDOS
O presidente da Comissão, vereador Helder do Táxi, pediu rapidez nas obras de manutenção das estradas rurais.
“Tem que dar prioridade para os produtores rurais porque sem eles a cidade não come”, disse. “O que vocês reivindicam é um ato de cidadania e de direito”, reforçou o vice-presidente do colegiado, vereador Ceará.
O diretor de Manutenção da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos tornou público o número de telefone do departamento para os moradores, em caso de urgência (3404-9767), além do Serviço 156.
- Patrulha Canina recebe visita de vereadores de Limeira
- Presidente da Câmara e vereadores prestigiam inauguração de creche em Limeira
- Proposta dos vereadores Ceará e Nilton Santos quer proibir motos de delivery com ruído excessivo
- Limeira lança Banco de Armação de Óculos
- Câmara de Campinas devolve R$ 10 milhões que reforçarão o caixa da prefeitura
A revitalização da Estrada da Balsa foi tema de reuniões da Comissão de Obras nesta legislatura, em 3 de dezembro e 11 de novembro do ano passado, com a presença de autoridades e munícipes.
COMISSÃO DE OBRAS
A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo é formada pelos vereadores Helder do Táxi (MDB), presidente; Ceará (Republicanos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário; e é responsável por fiscalizar obras e serviços públicos realizados ou prestados pelo município, bem como os planos habitacionais elaborados ou executados pelo poder público.
Também é responsável por analisar concessão administrativa ou direito real de uso de bens imóveis e móveis de propriedade do município; transporte coletivo e individuais, frete e carga, utilização das vias urbanas e estradas municipais, sinalização; meios de comunicação; serviços públicos de concessão estadual ou federal que interessem ao município; cadastro territorial, planos gerais e parciais de urbanização ou reurbanização; plano diretor; e disciplinação das atividades econômicas desenvolvidas.