03 de dezembro de 2024

Com tecnologia e inovação, Limeira fechou 2023 com balanços positivos no saneamento

BRK investiu em projetos que permitiram a redução da produção de lodo no tratamento de esgoto e em um processo de reaproveitamento da água resultante do desaguamento do lodo da Estação de Tratamento de Água


Por Redacao 019 Agora Publicado 23/01/2024
Ouvir: 00:00
Estação de Tratamento de Esgoto ETE Tatu Brk Ambiental Limeira
BRK investiu em projetos que permitiram a redução da produção de lodo no tratamento de esgoto e em um processo de reaproveitamento da água resultante do desaguamento do lodo da Estação de Tratamento de Água

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, chegou ao final de 2023 com um balanço positivo de ações concluídas no município. Com projetos de inovação e tecnologia comprometidos com o desenvolvimento de práticas sustentáveis e que garantam a segurança operacional, Limeira encerrou o último ano com investimentos importantes.

Dentre as ações, destaca-se a redução em 48% da produção de lodo biológico no processo de tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tatu.  Isso significa a redução na geração de mais de 500 toneladas de materiais sólidos resultantes do tratamento que deixam de ir a aterros sanitários mensalmente. Ou seja, desde o início da ação, em setembro, já foram 1.700 toneladas. O lodo é a parte sólida resultante após o tratamento dos efluentes.

A ETE Tatu é responsável por tratar 80% dos mais de 51 milhões de litros de esgoto diariamente em Limeira.

“Foi uma conquista importante do último ano, já que com a redução do lodo no tratamento de esgoto houve a redução da quantidade de material a ser destinada ao aterro sanitário. Nossa preocupação é com todo o sistema, desde o afastamento do esgoto das residências, até a destinação final do resíduo que ele produz”, afirma Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira.

Tratamento de lodo na ETA

Na Estação de Tratamento de Água (ETA), no Parque Hipólito, outra ação foi desenvolvida pensando na preservação dos recursos naturais. Desde 2020, a ETA conta com uma Estação de Tratamento de Lodo (ETL), que é responsável por tratar e descartar corretamente todo o lodo que é produzido durante o processo de tratamento de água da cidade.

No último ano, um novo passo foi dado com o desenvolvimento de um processo de reaproveitamento da água resultante do desaguamento do lodo na ETL. Ou seja, após passar por todo o tratamento, a água clarificada resultante desse processo é destinada para desenvolver atividades que são essenciais na ETA.

Estação de Tratamento de Lodo BRK Ambiental Limeira
Estação de Tratamento de Lodo (ETL) na ETA da BRK Ambiental Limeira

Esse volume, anteriormente descartado, chamado de água de serviço, representa 2% do volume de água tratada.

A empresa investiu na execução de um projeto que permite recuperar um expressivo volume de água, que anteriormente era direcionado ao sistema de drenagem de água pluvial.

Desde a implantação da recirculação de lodo, em outubro de 2023, a BRK recuperou e recirculou um total de 133.392 metros cúbicos de água, o que é suficiente para abastecer toda a população de Limeira – 291.869 habitantes, segundo o censo 2023 do IBGE – por mais de 50 horas.

2023 em números

  • No ano, 25,8 bilhões de litros de água foram captados e tratados na ETA (Estação de Tratamento de Água), localizada no Parque Hipólito, para a garantia do abastecimento de água de toda a população de Limeira.
  • Em 2023, 19,9 bilhões de litros de esgoto foram recebidos nas três ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) da cidade, tratados e devolvidos adequadamente aos córregos e rios do município.
  • Neste ano foram recolhidas 294 toneladas de resíduos (lixo e areia) do sistema de esgoto de Limeira. A BRK também removeu 18.850 toneladas de lodo de todo o esgoto gerado e tratado no município. Todo esse resíduo removido recebeu a destinação adequada.
  • Mais de 42 mil atendimentos foram prestados à população limeirense em situações operacionais, como em auxílio a casos de entupimentos, solicitações de novas ligações de água e esgoto, vistorias e orientações.
  • 108.974 análises laboratoriais foram realizadas durante o ano para o devido controle e garantia da qualidade da água distribuída à população e do efluente (esgoto) tratado pela concessionária e devolvido à natureza.