A Câmara Municipal de Limeira aprovou seis projetos na sessão ordinária desta segunda-feira (13). As propostas são de autoria dos vereadores e da Prefeitura. As sessões são transmitidas ao vivo pelos canais de comunicação da Casa no Youtube, Facebook e site, ou ainda pela rádio Educadora, a partir das 14h30.
A Tribuna Livre foi usada por três cidadãos, que falaram sobre Jogos Regionais, mudança do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) e conquistas e desafios dos profissionais da enfermagem.
Jogos Regionais
O munícipe Marcelo de Aguiar Valim usou a Tribuna para falar sobre os Jogos Regionais. Segundo ele, o torneio teve início na cidade de Presidente Prudente em 1950, organizado pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo.
O orador afirmou que Limeira não se inscreveu para participar dos jogos neste ano, porque perdeu o prazo, e deixou um convite para que o prefeito Mario Botion e o secretário de Esportes e Lazer, Luiz Augusto Zanon, expliquem o porquê da não inscrição.
Mudança do CAPS
Anésia Roque, representando o Fórum Limeirense de Luta Antimanicomial (FLLA), falou sobre a mudança do local de atendimento do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas(CAPS-AD).
De acordo com ela, há um descontentamento dos atendidos pelo serviço por conta da mudança de endereço da região central para o Jardim Ouro Verde. Ela afirmou que a escolha do novo local foi arbitrária, decidida sem nenhuma consulta aos usuários e familiares.
“Esse afastamento do serviço está dificultando a acessibilidade ao espaço e está prejudicando a continuidade do tratamento de muitos pacientes. Tirar o atendimento do Centro também o isola de outros serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), um usuário que precisa transitar entre vários espaços, fica limitado e a qualidade do seu atendimento é comprometida”, afirmou Anésia.
Profissionais da Saúde
Por fim, Maria Aparecida da Silva Teixeira usou a Tribuna para falar sobre as conquistas e desafios dos profissionais da enfermagem. De acordo com a oradora, o maior desafio está na sociedade e nos gestores, pois é necessário dar condições para esses profissionais desenvolverem o seu trabalho. Ela afirmou que os trabalhadores da enfermagem estão em falta no mercado e que a cada ano é mais difícil formar novos enfermeiros.
“A essência do profissional de enfermagem é o cuidar, nós não temos uma ótima remuneração, mas acreditem, o que nos move é outro tipo de recompensa, é o sentimento positivo de ajudar as pessoas em uma situação de vulnerabilidade e de fragilidade. Ser importante para a recuperação e bem-estar dos pacientes traz alegria para nós profissionais da enfermagem”, concluiu.
Resultado da votação da Sessão Ordinária desta segunda-feira (13)
Aprovado – Projeto de Lei Nº 51/2022, da vereadora Lu Bogo (PL), declara de utilidade pública a Cooperativa Nacional da Habitação e Construção – Cooperteto.
Aprovado – Projeto de Lei Nº 53/2022, do vereador Elias Barbosa (PSC), altera a Lei N° 4.284/2008, que perpetua o nome de Theresa Arnosti Dollevedo a fim de corrigi-la, já que não faz menção específica de uma das ruas, avenidas, praças ou logradouros públicos.
Aprovado – Projeto de Lei Nº 54/2022, do vereador Elias Barbosa (PSC), altera a Lei N° 4.287/2008, que perpetua o nome de Stefano Dollevedo a fim de corrigi-la, já que não faz menção específica de uma das ruas, avenidas, praças ou logradouros públicos.
Aprovado – Projeto de Lei Nº 73/2022, do vereador Ju Negão (PV), institui o Dia do Atirador Desportivo e reconhece o risco da atividade aos integrantes de entidades de desporto legalmente constituídas nos termos do inciso IX do artigo 6º da Lei Federal nº 10.826 de 2003.
Aprovado – Projeto de Lei Complementar Nº 14/2022, da Prefeitura, autoriza o Poder Executivo a alienar mediante doação, imóvel de propriedade do Município à Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Aprovado – Projeto de Lei Nº 78/2022, do vereador Helder do Táxi (MDB), perpetua o nome de Waldemar Arthur na Rua Projetada 33, do loteamento Novos Bandeirantes.