Atletas do Proesa participam dos Jogos Locais de Ginástica Rítmica
Participaram da competição, seis atletas do Programa de Esportes Adaptados (Proesa), da Secretaria de Esporte e Lazer de Limeira, e uma atleta da Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Aril)
Atletas do Proesa participam dos Jogos Locais de Ginástica Rítmica que aconteceu na manhã desta sexta-feira (8) no Ginásio Vô Lucato. A terceira edição dos Jogos Locais de Ginástica Rítmica Adaptada é uma iniciativa das Olimpíadas Especiais Brasil (OEB) – Rota das Bandeiras, em parceria com a Prefeitura de Limeira.
Participaram da competição seis atletas do Programa de Esportes Adaptados (Proesa), da Secretaria de Esporte e Lazer de Limeira e uma atleta da Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Aril).
JOGOS LOCAIS DE GINÁSTICA RÍTMICA
O evento recebeu a presença da vice-prefeita, Erika Tank, do chefe do Setor de Garantias dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Douglas Ap. Antônio (Robinho), do diretor de Esporte e Lazer e para Pessoas com Deficiência, Emerson Ricardo Sérgio. Além da assessora especial de Gestão Pública, Ângeli Polatto Boaventura.
As alunas do Proesa, Erika Raiza Coimbra e Mislene Aparecida Donatto fizeram demonstrações artísticas.
APRESENTAÇÕES
As atletas participam em dois grupos para apresentações de nível 1, na modalidade coreografia – aparelho com corda.
Uma delas, Marcela Fenga Ferraz, de 34 anos, participava pela primeira vez desse tipo de prova. Ela contou que estava “feliz” com a oportunidade de mostrar o resultado do trabalho que desenvolve no Proesa.
Outra competidora, Rafaela Araújo Mattan, de 16 anos, falou de sua ansiedade momentos antes da apresentação enquanto repassava todos os passos da coreografia.
A atleta ingressou no Proesa em 2020, pouco antes da pandemia. Apesar das restrições sanitárias, os pais destacaram que Rafaela seguiu comprometida com as atividades, mesmo assistindo às aulas virtualmente.
Além do Proesa, ela integra o grupo Down Dance e tem no currículo apresentações por várias cidades em São Paulo e até na Argentina.
AVALIAÇÕES
Duas árbitras da modalidade analisaram aspectos como ritmo, manejo do aparelho, nível de dificuldade dos saltos, equilíbrio e rotação.
De acordo com a treinadora de Ginástica Rítmica do Proesa, Denise Guimarães, cada apresentação da categoria tem 1 minuto de duração e toda a coreografia já é pré-estabelecida pelas Olimpíadas Especiais.
No grupo 1, a vencedora foi Bárbara Nicolli Amores Fernandes, e no grupo 2, Luisa Schenke de Luca. Agora, elas têm a possibilidade de concorrer a uma vaga na edição estadual do evento, marcada para setembro.
PROESA
O Proesa conta atualmente com 135 alunos. O programa vem sendo fortalecido pela gestão do prefeito Mario Botion, com investimentos na compra de equipamentos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3404-9708.