Limeira recebe concerto de projeto da Sinfônica de Piracicaba
Projeto Música de Câmara da OSP, pelo Proac-SP, já contemplou sete cidades da Região Metropolitana de Piracicaba com apresentações gratuitas
Limeira é a 7ª cidade da temporada de concertos do Projeto Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) 2022/2023, desenvolvido nos municípios da Região Metropolitana de Piracicaba pelo edital 14/2022 do Proac-SP (Programa de Ação Cultural de São Paulo).
A apresentação leva o quarteto de cordas no dia 24 de fevereiro (sexta-feira), às 19 horas, à Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, no Centro. A entrada é gratuita, mas o público pode colaborar com um quilo de alimento não perecível, para o Asilo João Kuhl Filho.
SINFÔNICA DE PIRACICABA EM LIMEIRA
Ao longo de sua temporada, o Projeto Música de Câmara teve a finalidade de proporcionar, principalmente às pessoas menos habituadas, o contato com a qualidade musical sinfônica. Popularizando, assim, o acesso do público aos músicos sem a necessidade da grande estrutura que envolve uma orquestra.
Organizado e coordenado pelo clarinetista Reinaldo dos Anjos em parceria com a produtora musical Mayumi Micheletti e a direção da OSP, que tem como diretor artístico e regente titular o maestro alemão Knut Andreas, o projeto reúne pequenos grupos de músicos de orquestra em diferentes composições, que podem ser quartetos ou quintetos de cordas, com ou sem percussão, quintetos de madeiras ou metais.
Mayumi esclarece que essas formações recebem o nome de grupos de câmara por integrarem um dos gêneros da música de concerto. “Em italiano, câmara se refere a uma antessala pequena, proposta que nasceu no começo do período Barroco para apresentações em ambientes menores.”
REPERTÓRIO
No repertório selecionado para Limeira, o público poderá apreciar obras clássicas de Vivaldi, Handel, Bach, Haydn e Mozart. Além de composições contemporâneas, como, por exemplo, Chico Buarque e The Beatles. “Nossa proposta é agradar pessoas de todas as idades, levando cultura e solidariedade. A doação de alimentos é uma ação de retorno à cidade que nos acolhe”, destacou Anjos.
O concerto tem duração entre 40 minutos e uma hora e será apresentado pelo quarteto composto pelos músicos Luís Fernando Dutra (violino), Jacqueline Lopes de Oliveira (violino), Winnie Hansen Leite (viola) e Fabio Belluco (violoncelo).
SERVIÇO
Concerto número 7 da temporada do Projeto Música de Câmara OSP
- Onde: Igreja Nossa Senhora da Boa Morte (Largo da Boa Morte, 51, Centro)
- Quando: 24/02 (sexta-feira) as 19h
- Preço: Entrada gratuita e público poderá doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Asilo João Kuhl Filho