Mais de 1.100 profissionais da saúde já foram vacinados contra a Covid-19 em Leme
Vacinação está em andamento com a chegada de 830 doses da vacina de Oxford
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Saúde, já vacinou mais de 1100 profissionais da área da saúde contra a Covid-19. As primeiras 1080 doses, originárias da vacina Coronavac, foram destinadas a todo o corpo de saúde que se encontra na linha de frente de combate à doença no município: Santa Casa, Pronto Atendimento Municipal – PAM, Hospital da Unimed e Hospital São Francisco.
Os profissionais vacinados com a primeira dose da Coronavac receberão a segunda dose após 21 dias, completando a imunização.
Com a chegada nesta quarta-feira (26) de mais 830 doses da vacina de Oxford, o planejamento realizado pela Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica deu continuidade ao processo de vacinação dos profissionais da saúde, que engloba agora toda a rede básica, composta pela área de especialidades, Unidades Básicas de Saúde e Postos de Saúde da Família. A segunda dose da vacina de Oxford deve ser aplicada após 12 semanas.
“O ritmo da vacinação está dentro do plano estabelecido pelo Governo do Estado e pelo nosso município, em consonância com a quantidade de doses recebidas. Fizemos hoje também a vacinação de outros profissionais, como por exemplo na Casa de Saúde da Mulher, com 24 membros do corpo clínico vacinados. Optamos por fazer a vacinação de todos os profissionais em seu respectivo ambiente de trabalho, deslocando apenas as equipes de imunização. Dessa forma, evitamos que os profissionais da rede de saúde se desloquem até outra unidade, evitamos a formação de filas e possíveis aglomerações”, destaca o Prefeito Interino Claudemir Borges.
Ainda nesta semana está prevista para acontecer a vacinação nas instituições de longa permanência, destinada aos idosos acolhidos no Abrigo São Vicente de Paula – e seus respectivos profissionais da saúde –, bem como no Recanto Plácida Viel.
“Após a finalização da vacinação da rede básica de saúde e instituições de longa permanência, haverá um novo planejamento por parte da Secretaria de Saúde para determinar quais grupos serão vacinados com as doses remanescentes de Oxford”, explica a Enfermeira Fabiana Giassi, Chefe da Vigilância Epidemiológica de Leme.
Importante destacar que, mesmo com o início da vacinação, a população deve manter todos os protocolos de prevenção ao coronavírus, como o uso de máscaras de proteção individual, distanciamento social, realizar a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% e continuar evitando aglomerações.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Saúde, localizada a Avenida Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada ou através do telefone 3573.6599.