Neste período do ano, é fundamental que a população esteja atenta aos riscos da febre maculosa. A Vigilância Epidemiológica de Iracemápolis destaca informações importantes sobre a doença, prevenção e busca por atendimento médico.
A febre maculosa é uma doença causada por uma bactéria, transmitida por algumas espécies de carrapatos, que ocasiona febre, dor de cabeça forte, dores musculares, manchas na pele (inclusive nas palmas das mãos e nas solas dos pés). Inicialmente pode ser confundida com uma gripe comum.
A forma de contrair a doença é por picada de carrapato infectado. A doença aparece de 2 a 14 dias após a picada. Se não diagnosticada e tratada a tempo, pode matar.
Para haver transmissão da doença, o tempo de aderência do carrapato no corpo precisa ser de quatro a seis horas.
CUIDADOS
- Não caminhe em locais com aviso sobre o risco de carrapatos
- Evite pastagens
- Não deixe os cães com livre acesso à rua, pois eles poderão entrar na mata e voltar com carrapatos;
- Examine com frequência os cães e gatos para buscar carrapatos e use luvas para tirar os que encontrar;
- Se for necessário entrar em região de mata, use calçado fechado e calça comprida e camiseta de manga longa de cores claras;
- Ao retornar de áreas com vegetação, verifique imediatamente a roupa e o corpo para remover possíveis carrapatos;
- Não arranque carrapatos com força. Retire-os com calma, através de leve torção. De preferência, use uma pinça.
Caso você entre na mata ou encontre carrapato em seu corpo e, depois de alguns dias, apresente sintomas compatíveis com febre maculosa, AVISE O MÉDICO. Esta informação é muito importante para um diagnóstico correto.