Iracemápolis deu início aos estudos que definirão a implantação do novo plano de mobilidade urbana do município. O projeto conta com a participação da OSC Comunitas e da consultoria Urucuia. A reunião que marcou o ponto de partida do projeto e definiu os cronogramas de início dos trabalhos aconteceu na tarde da última quarta-feira (21).
Plano de Mobilidade Urbana de Iracemápolis
O Plano de Mobilidade Urbana de Iracemápolis busca promover uma mobilidade mais eficiente, sustentável e acessível para os cidadãos. O processo tem previsão de duração de 12 meses. Ao final, espera-se que haja melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores e promova o desenvolvimento do município como um todo.
Participaram do encontro a prefeita, Nelita Michel, o diretor de Desenvolvimento, Emprego e Renda, Wilson Silva; o diretor de Planejamento e Obras, Alessandro Correa Alves; o diretor de Trânsito, Silvio Cezar; o assessor técnico da Secretaria de Saúde, Tiago Sotero; o coordenador de Serviços Urbanos, José Roberto Zanelatto. Também estiveram presentes na reunião representantes da Comunitas, bem como membros da Urucuia, a exemplo do sócio fundador, Sérgio Avelleda.
Etapas
Avelleda apresentou as etapas que serão executadas ao longo de todo o processo, como a coleta de dados, que será realizada através de pesquisas preexistentes no município, e de uma pesquisa de campo chamada “origem e destino” com a população, que fornecerá informações essenciais sobre os trajetos das pessoas, bem como de transportes públicos na cidade.
Diagnóstico
Após a conclusão das pesquisas, será elaborado um diagnóstico completo da mobilidade urbana, juntamente com planos de implantação, gestão e monitoramento. O projeto também visa o apoio à criação de uma minuta de lei contendo diretrizes para um plano de mobilidade urbana que atenda às necessidades específicas de Iracemápolis.
Durante a reunião de lançamento, a prefeita Nelita expressou sua gratidão pela presença de todos os envolvidos e destacou a qualificação da equipe integrante do projeto. “Temos a possibilidade de trabalhar com uma equipe de ponta, de primeiro mundo. Vamos trabalhar com os melhores dos melhores. O gabinete estará sempre de portas abertas”, declarou ela.
Por sua vez, Avelleda demonstrou entusiasmo com o projeto, elogiando as condições existentes para a execução do plano. Ele destacou a iniciativa da prefeitura em desenvolver um plano de mobilidade urbana, que servirá, portanto, como um direcionamento fundamental para as decisões futuras relacionadas ao deslocamento de pessoas e cargas na cidade.