A vice-prefeita de Limeira, Erika Tank, representando o prefeito Mario Botion, participou na manhã desta sexta-feira (7) da cerimônia que marcou os 14 anos de existência da Aril de Iracemápolis. A entidade atende 85 pessoas com deficiência, oferecendo programas nas áreas de reabilitação, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Centro de Habilitação e Treinamento Profissional, Qualidade de Vida, entre outros.
Em razão da pandemia de coronavírus, o evento ocorreu virtualmente e contou com a presença da prefeita de Iracemápolis, Nelita Michel, do 1º vice-presidente da Aril, Cássio Nogueira, do presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Roberto Caurim, da assistente social e coordenadora da unidade, Giovana Tavares da Silva, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social da cidade, Cleide Guimarães, colaboradores e famílias assistidas.
Erika Tank parabenizou a Aril pelos 14 anos de existência e comentou sobre a importância do serviço destinado às pessoas com deficiência. A vice-prefeita falou, ainda, da satisfação em ver o crescimento da instituição, considerando-se que as unidades de Limeira e de Iracemápolis atendem, juntas, aproximadamente 800 pessoas e empregam cerca de 100 profissionais. “A Prefeitura de Limeira está sempre de portas abertas para auxiliar o trabalho desenvolvido pela Aril. Recebam toda a nossa gratidão”, afirmou.
Nelita Michel, por sua vez, enfatizou o profissionalismo do trabalho voltado a crianças e jovens. “Em Iracemápolis, temos muita gratidão por ter essa instituição tão importante atuando com nossas famílias há 14 anos. Neste aniversário, meu desejo é que Deus abençoe toda equipe e a nossas famílias que são atendidas pela Aril. O meu muito obrigada a todos os envolvidos”, disse.
Falando em nome do presidente da Aril, Wanderlei Marcos Vieira, Nogueira relatou os desafios enfrentados pela entidade no atual cenário de pandemia. “As dificuldades trouxeram uma grande evolução. Parabéns a todos os profissionais, colaboradores e parceiros. Que a Aril mantenha essa imensa força pela eternidade”, destacou.
Os obstáculos apresentados pela crise na área de saúde também foram apontados por Caurim, segundo o qual a entidade vem se reinventando. “A diretoria da Aril tomou decisões inteligentes e certeiras, mostrando que a entidade nasceu para dar certo. Parabéns a todos os colaboradores”, disse. Ao final da cerimônia, a monitora Magna Franco fez uma apresentação de canto.
A Aril de Iracemápolis funciona na Rua Pedro Chinelato, 254, no Centro. É uma das duas unidades da entidade – a primeira foi criada em Limeira, em 1963, por Aparecida Rodrigues, que tinha sob sua responsabilidade um sobrinho com Síndrome de Down.