Os moradores de Campinas e cidades vizinhas podem fazer um curso superior gratuito nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) no próximo ano. As inscrições para o processo seletivo estão abertas até 12 de dezembro, pelo site. O valor da taxa é de R$ 84. A prova será dia 7 de janeiro de 2024.
Fatecs oferecem 2.800 vagas para cursos superiores gratuitos na região de Campinas
As Fatecs têm administração do Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Para o primeiro semestre de 2024, as unidades da região de Campinas disponibilizam 2.800 vagas, distribuídas entre os municípios de:
- Americana (480)
- Araras (80)
- Bragança Paulista (240)
- Campinas (320)
- Indaiatuba (280)
- Itapira (120)
- Itatiba (120)
- Jundiaí (400)
- Mococa (240)
- Mogi Mirim (240)
- Piracicaba (160)
- Sumaré (120)
Do total de 2.800 vagas, 2.088 são para o Vestibular das Fatecs e 712 para quem fizer a opção de ingresso pelo Provão Paulista. A região conta com a oferta de 31 opções de cursos superiores de tecnologia.
Novidades
Atendendo às constantes atualizações do mercado e mantendo a oferta de formação profissional de qualidade, quatro Fatecs implantam novos cursos, já existentes em outras unidades:
- Fatec Indaiatuba – Desenvolvimento de Software Multiplataforma (40 vagas, de manhã);
- Fatec Jundiaí – Ciência de Dados (40 vagas, à noite);
- Fatec Mococa – Sistemas para Internet (40 vagas,
de manhã); - Fatec Sumaré – Gestão de Logística Integrada (40 vagas,
de manhã).
A Fatec Campinas vai implantar nova turma no curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas à tarde).
Inscrições para o Vestibular da Fatec
Para concorrer a uma das vagas do Vestibular das Fatecs, é preciso ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.
A inscrição deve ser exclusivamente pelo site, até as 15 horas do dia 12 de dezembro. É necessário preencher a ficha de inscrição, o questionário socioeconômico e pagar a taxa de R$ 84 em dinheiro, em uma agência bancária de sua preferência, ou via internet, pelo aplicativo bancário ou ainda com cartão de crédito, por meio da ferramenta getnet disponível na internet. O pagamento deve ser até a data de encerramento das inscrições.
No momento da inscrição, o candidato deve, assim, escolher um curso em primeira opção e, caso seja do interesse, optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e período. Os cursos, as vagas, os períodos bem como as unidades participantes estão disponíveis no site do processo seletivo.
As Fatecs disponibilizam computador e acesso à internet a quem quiser fazer a inscrição no Vestibular. Cabe, portanto, ao interessado entrar em contato com a unidade para saber datas e horários de atendimento.
Provão Paulista
O exame de avaliação seriada do Governo de São Paulo, Provão Paulista, será entre novembro e dezembro. Participam alunos da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e de outras redes públicas de ensino, incluindo escolas municipais e de outros estados.
O Vestibular das Fatecs e o Provão Paulista oferecem, portanto, vagas distintas e ocorrem de forma independente.
O estudante que vai participar do Provão Paulista também pode fazer a inscrição para o Vestibular das Fatecs e, desse modo, aumentar suas chances de ingressar em um curso superior de tecnologia. As vagas das Faculdades de Tecnologia do CPS reservadas para o Provão Paulista que não forem preenchidas serão, assim, transferidas para o processo seletivo do primeiro semestre de 2024.
O candidato que prestar os dois exames, Provão Paulista e Vestibular das Fatecs, e, se, entretanto, for classificado para as duas opções, ingressará da seguinte forma: quem for aprovado para o mesmo turno, curso e Fatec, entrará pelo processo seletivo em que obtiver melhor classificação.
Já o ingressante que for classificado para vagas em turno, curso e/ou unidades diferentes, deverá, no entanto, realizar a opção por um dos exames, no prazo estabelecido no calendário de convocações para matrícula.