Cordeirópolis: prefeitura e empresas de se reúnem para recuperação de represas
A estratégia tem como finalidade, a recuperação e proteção das Represas Barro Preto I e II
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, se encontrou nesta semana com representantes de quatro empresas da cidade (Ceral, Incefra, Ramenzoni e Usina São João), com o objetivo de juntos discutirem, ações emergenciais e protetivas para duas importantes represas do município.
A estratégia tem como finalidade, a recuperação e proteção das Represas Barro Preto I e II. Neste primeiro encontro, o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, comentou que o foco foi a retirada emergencial das plantas aquáticas que estão na superfície das represas. Joaquim ainda destacou que inicialmente a Prefeitura já vem realizando um trabalho desde 2020 neste sentido e a proposta é dar continuidade nesta ação coletiva que certamente beneficiará todos os envolvidos. “Iniciamos essa retirada no ano passado e, em breve, os trabalhos serão retomados e precisaremos de toda a ajuda possível. A retirada das plantas é o primeiro passo, pois é algo emergencial e necessário”, explicou.
Na presença do biólogo, Thomas Chagas de Almeida, o secretário demonstrou os resultados de um levantamento preliminar realizado e apontou alguns caminhos para o início das ações. Dutra ainda ressaltou que felizmente, as empresas convidadas receberam a proposta com muito entusiasmo e já se comprometeram a ajudar. “Para fortalecer ainda mais essa iniciativa, também entramos em contato com professores da UNESP de Rio Claro e, logo mais, teremos novidades. A água é um recurso essencial para a vida e somente unidos poderemos protegê-la”, frisou o secretário.