Consórcio PCJ lança nova edição do Projeto Gota d´Água
O tema da edição 2023 do projeto é “Água para mim, água para nós, minha voz no comitê mirim”. O objetivo é promover a participação social sobre a gestão da água, estimulando a curiosidade sobre o tema nos alunos
A secretária de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira, Simone Zambuzi, participou na manhã desta sexta-feira (10) da abertura do Projeto Gota d’Água, do Consórcio PCJ. Também estiveram presentes servidores da equipe de educação ambiental da pasta, além de representantes da Secretaria de Educação. O evento ocorreu na Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP).
PROJETO GOTA D´ÁGUA
O tema da edição 2023 do projeto é “Água para mim, água para nós, minha voz no comitê mirim”. O objetivo é promover a participação social sobre a gestão da água, estimulando a curiosidade sobre o tema nos alunos. Ao longo do ano, ocorrerão encontros formativos com gestores escolares e professores, visando auxiliar a aplicação dos conteúdos pedagógicos relacionados à água. Cerca de 50 dos 76 municípios das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí participam anualmente da iniciativa. Limeira integra o projeto de forma ininterrupta desde 1997.
“Este projeto é um belo exemplo de educação ambiental, principalmente pelo fato de estar direcionado às crianças e adolescentes”, afirmou Simone. “É esse público que vai praticar e difundir ações ambientais, cada vez mais essenciais até como forma de sobrevivência do planeta”. Complementou, reforçando a importância da participação de Limeira.
CONSÓRCIO PCJ
O coordenador de projetos do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, representou no evento o prefeito Mario Botion, que é o presidente da entidade. Botion não compareceu, pois tinha compromissos agendados anteriormente. Lahós citou a importância do trabalho de educação ambiental desenvolvido, que atinge cerca de 150 mil pessoas por ano. E que é referência no Brasil e no mundo. “Nós buscamos adaptar a linguagem para que o tema da importância da preservação da água seja discutido com todos os públicos”, disse.
O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba, Alex Gama Salvaia, recepcionou os presentes e frisou, portanto, a importância de eventos como este para pensar e debater sobre o tema da água.
“A participação dos jovens é fundamental para mudar o rumo das coisas. Já que as mudanças climáticas são uma realidade e já estão impactando o nosso planeta”, falou.
PROGRAMAÇÃO
A programação ainda contou com a roda de conversa “Mulheres na gestão da água”, com a educadora ambiental na Sanasa Campinas, Ana Lúcia Floriano, a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Adriana Braga, e a socióloga da Sabesp, Francisca Adalgisa da Silva. Do mesmo modo, alunos do Colégio Técnico de Piracicaba (Cotip) integraram a plateia e participaram com dúvidas e comentários.