‘Cidade Empreendedora’: com apoio do Sebrae-SP, Amppesp Fomenta debate ações para municípios de pequeno porte

Evento reúne até sexta-feira (1º) prefeitos e gestores públicos em Águas de São Pedro


Por Redacao 019 Agora
‘Cidade Empreendedora’: com apoio do Sebrae-SP, Amppesp Fomenta debate ações para municípios de pequeno porte

Público presente durante a abertura do Amppesp Fomenta

O Sebrae-SP apoia e marca presença no Amppesp Fomenta 2024 por meio do Programa Cidade Empreendedora. O evento, organizado pela Associação de Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo (Amppesp), é realizado até 1º de novembro em Águas de São Pedro. A abertura, nesta terça-feira (29), teve a participação do Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, além do vice-governador do estado, Felício Ramuth e outras autoridades.

Amppesp Fomenta 2024

O Programa Cidade Empreendedora é uma estratégia de atuação do Sebrae-SP nos municípios paulistas que visa contribuir para o desenvolvimento econômico local, a partir do incentivo ao empreendedorismo e da melhoria no ambiente de negócios.

Segundo o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP em seu discurso de abertura, a parceria com o Amppesp Fomenta é importante para valorizar o empreendedorismo e fortalecer a economia local. “O Sebrae-SP fica muito feliz de poder ser parceiro dessa agenda. De fortalecer o governo local e o pequeno empreendedor para que ele possa agregar valor ao seu produto, gerar mais renda e fazer com que a atividade econômica se fortaleça”, afirmou.

Nelson também reforçou a participação do turismo na economia dos municípios de pequeno porte e a importância da educação empreendedora. “O Sebrae-SP também tem um trabalho importante na promoção da cultura empreendedora […] de levar para nossas crianças e adolescentes a cultura empreendedora, e mostrar que empreendedorismo é um caminho, é um caminho difícil, precisa se preparar. Empreender tem riscos, mas para isso tem o Sebrae-SP. E nós queremos ser parceiros do governo municipal, em especial aqui nos municípios de pequeno porte”, completou.

Programa Cidade Empreendedora

Conforme o consultor de negócios do Sebrae-SP em Piracicaba, Eduardo Mercadante, um dos eixos do programa é a simplificação. “O intuito do estande é disponibilizar aos nossos gestores públicos, aqueles que já estão empossados no cargo ou que vão tomar posse no próximo ano, que eles conheçam nossos programas. No “Cidade Empreendedora” nós trabalhamos pela desburocratização, pela simplificação dos processos, para dinamizar as aberturas de empresa e assim dar mais acesso ao empreendedor que seja formalizado, que saia da informalidade e que venha para economia”, explica.

“O Sebrae-SP opera para auxiliar o empresário a entender como fazer com que sua economia possa ser de maior destaque, agregando valor a produtos, a serviços e desenvolvendo novos modelos de negócio”, completa.

Amppesp Fomenta

O Amppesp Fomenta reúne prefeitos e prefeitas de cidades de pequeno porte e gestores públicos das esferas federais e estaduais e representantes da iniciativa privada. É uma oportunidade de os participantes fazerem networking e debater caminhos para o desenvolvimento do Estado.

A Amppesp existe desde 1989, a partir da união de 120 cidades que tinham entre seus objetivos promover o desenvolvimento dos municípios de pequeno porte (com até 50 mil habitantes). Em todo o Estado de São Paulo são mais de 500 municípios com essas características. A Associação parte do princípio de que uma atuação conjunta permite fortalecer o desenvolvimento regional.

Serviço

Sair da versão mobile