O Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz) de Campinas, com o apoio da Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, realiza a partir desta sexta-feira, dia 20 de setembro até dia 28 de setembro, a Semana pela Paz, com atividades gratuitas e abertas aos diversos segmentos da população.
Na programação estão previstas atividades culturais, artísticas sobre inclusão social, sobre direitos humanos e sobre preservação do meio ambiente. Haverá um seminário de imersão na Cultura de Paz e, ao final, uma Marcha pela Paz e Diálogos Culturais e Religiosos.
O objetivo é dar ênfase temática Campinas Pela Paz, levando para a população a lembrança e compreensão de que há a necessidade urgente de se implantar e vivenciar a cada momento uma “Cultura de Paz”, ou seja incentivo ao modo de ser e de conviver de maneira pacífica.
A abertura da Semana será nesta sexta-feira, 20 de setembro, com a Caminhada pela Paz, com a “Rede Abraço” e Mini Feira de Saberes com as “Semeadoras da Paz”. A concentração será às 8h30 na Associação Beneficente Campineira, no Bairro São Marcos, com a caminhada até o CEU Vila Esperança onde haverá acolhimento e atividades. No período da tarde, das 13h às 15h, acontece a atividade “Semeando Paz”, no CEU Vila Esperança, com atividades gerais e roda de conversa sobre Cultura de Paz e Inclusão.
No sábado, dia 21 de setembro, está marcada a atividade “Plantando Paz e Inclusão”, em comemoração ao Dia Internacional da Paz, que é celebrado em 21 de Setembro. Haverá atividades com a população sobre inclusão e preservação do meio ambiente com o plantio da “Moringa da Paz”. O horário será das 13h às 16h, na Pedreira do Chapadão.
Seminário
A semana de mobilização inclui ainda um Seminário de Imersão na Cultura de Paz, que será realizado na terça-feira, dia 24, no Salão Vermelho da Prefeitura. A abertura será às 8h30 com a presença do presidente do Compaz, Mostafa Bartar Isfahani; da secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e Eliane Jocelaine Pereira.
O seminário contará com palestras sobre “Pensamento Filosófico e sua Influência na Cultura de Paz” com o professor e doutor Álvaro César Iglesias, seguida da “Revelações Progressivas das Religiões e a Cultura de Paz” com o professor e doutor Luis Henrique Beust, na parte da manhã e, no período da tarde, com mais duas apresentações: “A Evolução Científica e Cultura de Paz”, com o professor doutor Carlos Alberto Ferrari e a “Cultura de Paz nas Expressões Artísticas” com o professor e doutor João Francisco Régis de Moraes. As palestras são gratuitas e abertas ao público.
Nos dias 24, 25 e 26 de setembro, de terça-feira a quinta-feira, haverá a “Cultura de Paz na 25a Mostra dos Programas de EJA-Fumec (Educação de Jovens, Adultos e Idosos). Será uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos. Os trabalhos podem ser vistos na Estação Cultura.
Na sexta-feira, dia 27 de setembro, das 13h às 17h, haverá o “Diálogo sobre Cultura de Paz”, uma reunião aberta do Compaz a todos os interessados no diálogo, propostas e construção da Cultura pela Paz. Será na Casa dos Conselhos, na Rua Ferreira Penteado, 1331, Centro.
Marcha
Para fechar a semana, dia 28 de setembro, a partir das 9h30, haverá a Marcha pela Paz e Diálogos Culturais e Religiosos”, na praça Marechal Floriano, no Centro estendendo-se com apresentações culturais e religiosos na praça Rui Barbosa (atrás Catedral Metropolitana).
O Compaz é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. O conselho está em seu segundo ano de funcionamento e é composto por conselheiros representantes de Movimentos e Organizações da Sociedade Civil e de Conselheiros do Poder Publico Municipal. As atividades da Semana Pela Paz tem o apoio dos diversos segmentos da Sociedade Civil que compõe o Conselho além das diversas Secretarias e Órgãos da Prefeitura de Campinas.
Programação Geral:
Dia: 20/Set (Sexta-feira)
08h30 – “Caminhada pela Paz, com “Rede Abraço” e “Semeadoras da Paz”.
Local: Concentração na Associação Beneficente Campineira( Rua Dr. Luiz Aristeo Nucci, 163 – Bairro São Marcos) com caminhada até o CEU Vila Esperança (Rua André Grabóis, s/n), onde haverá acolhimento e atividades. Encerramento 11 horas.
13 às 15 horas – “Semeando Paz”
Local: CEU Vila Esperança – atividades gerais e Roda de Conversa sobre Cultura de Paz e Inclusão.
Dia: 21/Set (Sábado)
“Plantando Paz e Inclusão” e comemoração do “Dia Internacional da Paz”
atividades com a população sobre inclusão e preservação do meio ambiente.
Plantio da “Moringa da Paz”
13 às 16 horas
Local: Pedreira do Chapadão (próximo ao Parquinho Inclusivo)
Dia: 24/Set (Terça-feira)
“Seminário de Imersão na Cultura de Paz”
Local: Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas (Av. Anchieta 200, Centro)
08h30 – Acolhimento e Abertura
Mostafa Bartar Isfahani (Presidente do COMPAZ)
Eliane Jocelaine Pereira (Secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos)
09h30 – O Pensamento Filosófico e sua influência na Cultura de Paz
Prof. Dr. Álvaro César Iglesias
11h00 – Revelações Progressivas das Religiões e a Cultura de Paz
Prof. Dr. Luis Henrique Beust
12h30 – Intervalo para almoço
14h00 – A Evolução Científica e a Cultura de Paz
Prof. Dr. Carlos Alberto Ferrari
15h30 – A Cultura de Paz nas Expressões Artísticas
Prof. Dr. João Francisco Régis de Moraes
17h00 – Encerramento
Dias : 24, 25 e 26/Set – (Terça à Quinta-feira)
“Cultura de Paz na 25ª Mostra dos Programas de EJA-FUMEC” (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) Exposição de trabalhos realizados pelos alunos.
Dia 24, 19h00 (abertura da Mostra e atividade cultural);
Dias 25 e 26, 09 às 21h30 (exposição dos Trabalhos e atividades culturais)
Local: Estação Cultura
(Praça Marechal Floriano, s/n)
Dia 27/Set (Sexta-feira)
13 às 17h00 – “Diálogo sobre Cultura de Paz”
Reunião Aberta do COMPAZ-Conselho Municipal da Cultura de Paz
(aberta a todos interessados no Diálogo, Propostas e Construção da Cultura de Paz)
Local: Casa dos Conselhos
Rua Ferreira Penteado, 1331
Centro – Campinas – SP
Dia 28/Set (Sábado)
“Marcha Pela Paz e Diálogos Culturais”
Local: 09h30 – Inicio da Marcha na Estação Cultura (Praça Marechal Floriano, s/n)
10h30 – Término com Participação e Apresentações Culturais na Praça Rui Barbosa
(atrás Catedral Metropolitana)