A Prefeitura de Campinas manterá plantão em serviços essenciais para garantir o atendimento emergencial no feriado do dia de Natal, na segunda-feira, 25 de dezembro.
O expediente no Paço Municipal será encerrado na sexta-feira, dia 22, às 18h, e retomado na terça-feira, dia 26 de dezembro, às 8h.
Veja a relação de serviços e os canais para solicitar atendimento
Defesa Civil
Atendimento 24h, com chamadas por meio do telefone 199.
Guarda Municipal
Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado pelo telefone 153.
Sanasa/Água e Esgoto
Durante o feriado de Natal, 25 de dezembro, não haverá expediente administrativo na Sanasa, mas uma equipe permanecerá de plantão para execução de reparos emergenciais. O serviço de Atendimento ao Cliente também funcionará através do 3735 5000 / 0800 7721195.
Mercado Municipal
Abre das 7h às 18h, no sábado, dia 23. No domingo, dia 24, funciona das 7h às 14h e na segunda-feira, 25 de dezembro, ficará fechado.
Feiras livres
Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 7h às 12h (horário oficial; pode se estender). Confira os locais e dias das feiras livres na cidade: no link.
Feiras noturnas
Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 17h às 22h (horário oficial; pode se estender). Confira os locais e dias das feiras noturnas na cidade pelo link.
Bosques e Parques
Todos os bosques e parques da cidade abrem normalmente no domingo, 24 de dezembro, e fecham na segunda-feira, 25 de dezembro.
Praças de Esporte
As praças de Esporte da Secretaria de Esportes e Lazer permanecem fechadas nesta segunda-feira, 25 de dezembro.
Torre do Castelo
No Natal, a Torre do Castelo permanecerá fechada no domingo e segunda, dias 24 e 25. Nos demais dias, o local permanecerá aberto para visitação normalmente. A Torre do Castelo abre de terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados e domingos, das 10h às 12h e das 13h às 21h. A entrada é gratuita.
Sistema de Atendimento 156
Fica fechado na segunda-feira, 25 de dezembro.
Sistema Público de Saúde
Os centros de saúde e policlínicas permanecem fechados entre sábado, 23 de dezembro, e segunda-feira, 25 de dezembro. Os prontos-socorros do Mário Gatti e do Ouro Verde, assim como o Samu e as UPAs Campo Grande, São José, Anchieta e Carlos Lourenço funcionam normalmente, 24h.
Coleta de lixo domiciliar
Será normalmente nos períodos diurno e noturno.
Coleta de lixo hospitalar
Será feita somente nos grandes geradores (serviços de saúde com maior geração de lixo).
Coleta seletiva
Não haverá.
Varrição
Será feita em sistema de plantão no dia 25. Nos demais dias, serviços seguem conforme rotina.
Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT)
As unidades do CPAT do centro e nos Agilizas do Campo Grande e Ouro Verde não terão atendimento ao público no dia 25 de dezembro.
Ceasa
A área administrativa da Ceasa, o Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar encerrarão suas atividades na sexta-feira, 22 de dezembro, às 16h12 e retoma na terça-feira, dia 26 de dezembro às 8h.
Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA)
Funcionará no sábado, dia 23 das 7h às 12h, volta na terça-feira, dia 26, às 7h. O Mercado de Flores funcionará no sábado, dia 23, das 8h às 13h, fecha no domingo, dia 24 e na segunda-feira, dia 25, e retoma na terça-feira, dia 26, às 8h. O Mercado de Hortifrúti funcionará no sábado, dia 23, das 7h às 11h, fecha no domingo, dia 24 e na segunda-feira 25, e retoma na terça-feira, dia 26, às 7h.
Procon
A unidade do Procon no Poupatempo do Campinas Shopping abre normalmente na sábado, 23 de dezembro. Atendimento mediante agendamento. As demais unidades do Procon – Agilizas, Espaço Cidadão, sede administrativa e 151 – seguem o expediente da Prefeitura, ficam fechados na segunda-feira, 25 de dezembro. O Procon Digital recebe normalmente o registro de reclamações no www.procon.campinas.sp.gov.br e pelo aplicativo Procon Campinas, disponível para os sistemas Android e iOS.
Trânsito e transporte coletivo
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) manterá os serviços essenciais e de emergência prestados durante o Natal na próxima segunda-feira, 25 de dezembro. Como acontece normalmente, serão mantidas as operações e a fiscalização nos terminais urbanos e o monitoramento remoto da Central de Monitoramento de Operações. As equipes semafóricas, de trânsito, transporte e de sinalização atuarão normalmente. Para tirar dúvidas sobre circulação ou em emergências no trânsito, a população conta com o Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118.
O acesso pode ser feito pelo site e pelo aplicativo que está disponível gratuitamente como “Emdec” nas versões Android e iOS (Google Play e App Store). Os contatos podem ser feitos pelo Chatbot Emdec, disponível na página inicial do site da empresa. Todos os serviços ofertados pela Emdec podem ser tratados pela ferramenta, sendo uma das opções com atendimento automatizado. A população pode ser atendida pelo WhatsApp (19) 3731-2910, número usado também para ligações a partir de outra cidade ou localidade com DDD diferente.
Pátio Municipal
O recolhimento de veículos por irregularidades ou infrações de trânsito não será interrompido no dia 25 de dezembro. Porém, a liberação de veículos recolhidos ao Pátio Municipal ficará suspensa no feriado da segunda, com retorno ao funcionamento normal na terça-feira, 26. Os profissionais do Pátio atendem na rua Antônio Manuel, 50, próximo à entrada do túnel de pedestres, que liga a Vila Industrial à Estação Cultura, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e pelo Chatbot Emdec. A ferramenta interativa pode ser usada também para liberação de veículos. O acesso pela na página inicial do site. O processo de liberação de veículos pelo chat é totalmente on-line. O interessado comparece à Emdec apenas para retirar o veículo do Pátio. Pelo telefone é o 118 (opção 5).
PAI-Serviço
O feriado não interfere no funcionamento do sistema. Os veículos do PAI-Serviço fazem suas viagens de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h. No Natal, vão circular, como de costume, das 6h às 18h. Os agendamentos também não mudam. Este serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h seguindo o cronograma padrão. Os usuários cadastrados no programa agendarão viagens pelo PAI-Serviço como sempre: através do Fale Conosco Emdec, no telefone 118, opção 2 e pelo aplicativo “Emdec”.
Atendimento presencial na Emdec
O serviço Emdec Informa, que funciona na sede da empresa, à rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, para orientações presenciais e os postos localizados no Espaço Cidadão (Paço Municipal) e nas unidades do Agiliza Campinas (Barão Geraldo, Campo Grande, Nova Aparecida, Ouro Verde e Sousas) estarão fechados no dia 25 e retornam terça-feira, dia 26 de dezembro.