A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas deu um importante passo rumo à modernização dos serviços de saúde da cidade. Na última quinta-feira (25) foi lançado o projeto ‘Saúde Digital – SUS Campinas’.
A iniciativa visa atender aos cidadãos de forma remota, oferecendo inicialmente 100 teleconsultas por semana em 16 centros de saúde:
- Barão Geraldo
- Joaquim Egídio
- DIC 3
- Aeroporto
- 31 de Março
- Carlos Gomes
- Rossin
- Bassoli
- Aurélia
- San Diego
- São Marcos
- Boa Vista
- Costa e Silva
- Nova América
- Capivari
- Centro
Expansão dos Serviços de Saúde Digital – SUS Campinas
A partir do segundo semestre, a Prefeitura planeja aumentar o número de teleconsultas semanais para 400 e expandir o serviço para todos os centros de saúde da cidade.
De acordo com o prefeito Dário Saadi, o projeto Saúde Digital – SUS Campinas tem como objetivo ampliar o acesso à saúde pública, sem substituir o atendimento presencial.
“Estamos trabalhando para proporcionar mais uma ferramenta de acesso à saúde pública, aliviando também a demanda nos prontos-socorros e unidades de pronto atendimento”, explicou.
Como Funcionam as Teleconsultas?
O paciente com queixa que não tem consulta agendada é submetido, no entanto, a uma triagem no centro de saúde onde busca atendimento.
Caso seja indicada uma consulta médica, a enfermeira oferecerá o serviço de teleconsulta.
Ao aceitar, o paciente receberá um comprovante com o horário da teleconsulta por WhatsApp ou SMS. Um pouco antes do horário marcado, será enviado um link para o celular do paciente para acessar a sala virtual do médico.
Ampliação e Interação com Especialistas
A expectativa é de, portanto, que até o final deste ano, os pacientes possam agendar as teleconsultas pelo site da Prefeitura, por um aplicativo em desenvolvimento ou pelo telefone 160.
Além disso, o projeto inclui o recurso de interconsulta, permitindo que o médico generalista dos centros de saúde se comunique com especialistas das policlínicas da Rede Municipal de Saúde para tirar dúvidas.