Você já foi a um planetário? Em 2023, 8.800 pessoas foram ao Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, no interior do Parque Portugal, a Lagoa do Taquaral. Desse total, 6.394 foram alunos das escolas da cidade, tanto públicas quanto particulares, o correspondente a 72.7%. Os demais são público em geral, visitantes de domingo, famílias acompanhadas de seus filhos e por aqueles que gostam de astronomia.
Planetário de Campinas
“O que eu mais gosto são os planetas”, diz Larissa Barros, de 7 anos. Aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Ednei Gori, ela e seus colegas de sala foram ao Museu Dinâmico de Ciências de Campinas e saíram de lá com vontade de voltar e viver novamente a experiência. “Eu amei; é totalmente incrível e muito legal”.
Sua amiga Nicoly Escher, de 7 anos, também aluna da mesma escola, conta que o que mais a impressionou foi o evento espacial projetado no Planetário. “O que eu mais gostei foi da tempestade de meteoros. Achei muito legal porque aprendi muita coisa sobre o céu”.
Museu Dinâmico de Ciências de Campinas
Para quem não conhece, o planetário é uma espécie de teatro, onde é simulado o céu noturno e o espaço sideral de maneira imersiva e didática, mostrando o que muitas vezes não é possível enxergar sem telescópios ou a olhos nus. Planetas e constelações são projetados em uma grande cúpula que envolve toda a plateia. A sensação para o público é de contemplar um céu cheio de estrelas e outras maravilhas do universo. A capacidade do planetário é de 60 lugares.
Através da reprodução de eventos espaciais e de viagens para localizar e entender as constelações e os planetas, o Planetário cumpre um papel didático sobre a astronomia, segundo o responsável pelo Museu Dinâmico e Planetário, André Henrique Milan Rolim.
Simulação do Céu
Para ele, o Planetário é fundamental porque muda a percepção da criança e do adulto sobre “olhar para o alto, para o céu, para o universo”. “As crianças e as pessoas, em geral, vivem em grande contato com telas digitais: do computador e do celular. Quando elas chegam ao Planetário, são convidadas a olhar para o céu, que passa despercebido no seu dia a dia. O Planetário é um jeito de você tirar o olhar para baixo, de desviar o olhar apenas do seu redor e olhar para cima”.
As sessões no Planetário funcionam primeiro com uma conversa de Introdução à Astronomia para ambientar o público. E para que os olhos se acostumem sem a luminosidade do ambiente externo. Em seguida, as reproduções visuais e sonoras do céu começam com uma passagem pelas constelações para uma maior compreensão de direção no céu e para o grupo das estrelas. Depois disso, acontece uma viagem verdadeiramente imersiva pelo espaço. “É a chamada Viagem para os planetas gigantes, onde ocorrem eventos espaciais de tirar o fôlego do público”, acrescenta Rolim.
Visitas
Quem quiser conhecer o Planetário – Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, tem duas maneiras. As escolas devem agendar previamente as visitas de segunda a sexta-feira em quatro horários: 9h, 10h, 14h e 15h30.
Aos domingos ocorrem duas sessões abertas ao público: às 14h30 e 15h30, com a venda de ingressos apenas no local, a partir das 14h, com valores de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) com apresentação de carteira de estudante. Crianças de 5 a 12 anos pagam meia com apresentação de documento de identidade. O telefone para informações é o (19) 3252-2598.
O Planetário fica dentro do Parque Portugal – Lagoa do Taquaral com acesso pelos portões 5 e 7, na Avenida Dr. Heitor Penteado, s/nº, no bairro Taquaral.