Com objetivo de fortalecer e projetar um futuro de relacionamento comercial entre empresas brasileiras e italianas, sobretudo, em Campinas e sua região metropolitana, a Affari Comunicação, empresa que proporciona a aproximação e interlocução comercial entre os dois países, realiza nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, o 1º Fórum de Negócios Conexão Brasil-Itália.
Gratuito e direcionado a empresários e investidores, o evento acontece no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas, das 8h30 às 12h30, abordando três eixos centrais: “logística, transporte e infraestrutura”; “agronegócio e sustentabilidade”; “inovação e smart city”.
As inscrições devem ser feitas pelo link
O fórum tem a presença confirmada do cônsul geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, e do cônsul honorário da Itália em Campinas, Álvaro Cotomacci, do secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, além de autoridades de Campinas e região.
A programação inclui palestras do secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben, que apresenta ‘Potencialidades de Campinas e região’. Em seguida ocorre a participação de Erica Di Giovancarlo, diretora geral da ITA (Italian Trade Agency), agência para internacionalização das empresas italianas e departamento para promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália. Sua abordagem é sobre o tema ‘Itália Hoje – internacionalização e oportunidades de negócios bilaterais’.
Encerrando a primeira parte da manhã, o Fórum apresenta o ‘case’ Indeco, empresa italiana, sobre novas tecnologias em equipamentos e investimento no Brasil.
Na mesa redonda, no primeiro eixo temático sobre logística, transportes e infraestrutura, o encontro conta com a presença do secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, que apresenta o “Panorama e Perspectivas para Logística, Transportes e Infraestrutura no Estado de São Paulo”.
No segundo eixo, o encontro terá apresentação do advogado italiano Giacomo Guarnera, da Guarnera Advogados, com o tema “Agronegócio italiano: dimensões, características, produção de máquinas e equipamentos unidos a tecnologia digital para eficiência e sustentabilidade”. Na sequência o engenheiro italiano Raffaele Tognacca, da GSA Advice, empresa de consultoria internacional para o tema “Inovação e Smart City: inovação tecnológica como suporte ao desenvolvimento de Smart Cities na Itália”.
Relação entre os países
Um dos objetivos do Fórum, de acordo com a organização, é criar debates sobre temas importantes e de interesse para as empresas de ambos os países. Vale lembrar que o Brasil tem a maior comunidade de italianos fora da Itália – com cerca de 30 milhões de pessoas entre cidadãos com dupla cidadania e descendentes – e que a Itália é o 11º mercado de produtos brasileiros e o 7º fornecedor brasileiro, o que coloca o país em segundo lugar entre os países europeus.
Apoio
O evento conta com apoio institucional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo de Campinas, por meio dos departamentos de Cooperação Internacional e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Consulado Geral da Itália em São Paulo, ITA – Italian Trade Agency, Agemcamp, Sebrae, Agropolo, Associação Brasileira de Startups e Fundação Fórum Campinas Inovadora.
O patrocínio Master é da empresa italiana Indeco S.p.A. No patrocínio standard estão a empresa italiana Green Has Italia, e a Uni Global Telecom.